As aldeias de xisto do Centro de Portugal têm cada vez mais destaque para os visitantes, e são muito frequentemente destino de viagem nesta região do país: excelentes escapadinhas românticas junto da natureza.
Durante as minhas aventuras por esta região do país foi impossível não me cruzar com elas, tendo já inclusive visitado algumas que não fazem parte da rede oficial de aldeias de xisto. Eu adoro como elas combinam tão bem com as paisagens de serra, e como se encontram praias fluviais tão extraordinárias no meio que as envolve.
Se me perguntares quais as minhas preferidas, eu digo-te claramente que são as da Serra da Lousã. Essas são igualmente as mais turísticas, mas ainda tens algumas muito autênticas. Se procuras uma experiência mais genuína e completa, não podes deixar porém de visitar também as da região do rio Zêzere e as da Serra do Açor que são bem distintas das anteriores.
Quais as 12 oficiais aldeias de xisto da Serra da Lousã, no Centro de Portugal?
Casal de São Simão | Ferraria de São João | Gondramaz | Talasnal | Casal Novo | Chiqueiro | Cerdeira | Candal | Aigra Nova | Aigra Velha | Pena | Comareira
Eu conheci 14 na Serra da Lousã, adicionando Vaqueirinho e Catarredor a esta lista: Catarredor tornou-se a minha favorita de toda a serra.
>>> Clica aqui para aceder a Roteiro na Serra da Lousã
Quais as 5 oficiais aldeias de xisto da Serra do Açor, no Centro de Portugal?
Aldeia das Dez | Benfeita | Fajão | Sobral de São Miguel | Vila Cova de Alva
Na realidade falta aqui a melhor das aldeias de xisto da Serra do Açor, Piódão, que não integra a lista de aldeias de xisto do Centro de Portugal por ser já uma das 12 aldeias históricas.
>>> Piódão e Serra do Açor | O que visitar?
Quais as 10 oficiais aldeias de xisto do Zêzere e Tejo-Ocreza, no Centro de Portugal?
Barroca | Janeiro de Baixo | Janeiro de Cima | Álvaro | Mosteiro | Pedrógão Pequeno | Água Formosa | Figueira | Martim Branco | Sarzedas
O Rio Zêzere permite atividades brutais, e os seus meandros são lindíssimos. Tenho um só artigo com roteiro de descida do Zêzere desde a sua nascente à sua foz no rio Tejo.
>>> Conhece tudo o que fazer em Roteiro no Rio Zêzere
Roteiro pelas 10 aldeias de xisto mais bonitas do Centro de Portugal
O roteiro que te vou propor contempla 10 aldeias de xisto do Centro de Portugal, selecionadas com base na minha experiência e gosto pessoal. Foi um atentado selecionar só 10 aldeias pois todas elas têm algo que as torna únicas e especiais, mas creio que as escolhidas representam bem o que te espera, e podes sempre consultar mais informação nos artigos que já mencionei.
Quais as 10 aldeias de xisto mais bonitas do Centro de Portugal?
- 5 delas são da Serra da Lousã: Casal de São Simão | Catarredor | Candal | Cerdeira | Talasnal
- Uma faz parte da Serra do Açor: Piódão
- 3 delas encontras ao longo do curso do Rio Zêzere: Janeiro de Cima | Álvaro | Pedrogão Pequeno
- A última encontrarás no município de Vila de Rei, junto ao Centro Geodésico de Portugal Continental: Água Formosa
De todas elas vais provavelmente dizer-me que Pedrogão Pequeno não merecia estar nesta lista em detrimento de Casal Novo ou Gondramaz, por exemplo, mas eu gostei muito da região de Pedrogão Pequeno pelos desfiladeiros no Zêzere junto à sua ponte filipina e Barragem do Cabril. Se considerarmos isso, então Pedrogão Pequeno é bem superior em qualidade.
Mapa do roteiro pelas 10 aldeias de xisto mais bonitas do Centro de Portugal
1ª Etapa Roteiro Aldeias de Xisto: Serra da Lousã
A primeira etapa será conhecer a Serra da Lousã, mas se preferires, podes fazer as diversas etapas deste roteiro pelas aldeias de xisto em outra ordem. E podes até optar por dividir este roteiro em diversas escapadinhas, por exemplo, um fim de semana para cada etapa. É fazível, principalmente se fores da região centro do país.
Para conhecer as aldeias de xisto da Serra da Lousã, as 5 mais bonitas, considero necessário pelo menos 2 dias, já que Casal de São Simão, uma das 5 selecionadas, não está no grupo central das aldeias de xisto da serra, e merece sem dúvida ser visitada também.
1. Aldeia de Xisto do Casal de São Simão
Casal de São Simão pertence a Figueiró dos Vinhos e é uma aldeia pequena, pelo que a visita será breve e rápida. O que não podes perder é o seu trilho, o PR1 FVN – Caminho de Xisto do Casal de São Simão, que faz a ligação entre a aldeia e a praia fluvial das Fragas de São Simão. Existem passadiços de madeira pelo caminho.
As cores quentes, as flores, e a praia fluvial são o que fazem de Casal de São Simão uma das aldeias de xisto mais bonitas do Centro de Portugal. Na época de verão vais encontrar a praia fluvial repleta de gente, já que deixou de ser segredo nesta região, principalmente depois da construção dos seus passadiços e da oficialização da rede de aldeias de xisto.
2. Aldeia de Xisto do Talasnal
Uma aldeia que se descreve como “aqui a natureza reina”, onde não existem habitantes fixos, e que está totalmente orientada para o turismo. Esta é a aldeia de xisto mais conhecida da Serra da Lousã, provavelmente a mais conhecida de todas as aldeias de xisto da rede oficial.
Não é a minha preferida, não é a mais autêntica, e até a podes considerar um pouco artificial. O que gosto mais dela não é a aldeia em específico mas sim o miradouro para a aldeia que apresentei logo no início deste artigo das aldeias de xisto mais bonitas do Centro de Portugal.
3. Aldeia de Xisto de Catarredor
Menos turística, menos procurada, menos conhecida, mas mais original. Catarredor foi a grande surpresa na serra da Lousã, a minha preferida e para mim a vencedora das aldeias de xisto mais bonitas do Centro de Portugal. Talvez porque não estava nos meus planos originais, e surgiu no meu roteiro por um simples acaso e obra do destino.
Necessita de ser restaurada, e alguns lugares estão em ruína e com a vegetação a invadir o casario. Parece que parou no tempo, e que ficou esquecida e deixada ao abandono. Já deixei uma foto algures em cima neste artigo, deixo-te mais algumas agora:
4. Aldeia de Xisto de Candal
O Candal fica numa curva da Estrada Nacional 236, e pareceu-me para além de ser uma das aldeias de xisto mais bonitas do Centro de Portugal, também das mais desenvolvidas da Serra da Lousã. Situa-se numa encosta inclinada, na base da qual passa uma ribeira, pelo que terás de subir até ao topo se queres apreciar a bela vista para o vale que se estende aos seus pés.
Como principais atrações do Candal tens a antiga escola primária, o chafariz, as alminhas, os moinhos de água, o lagar de azeite, o lavadouro, a ponte sobre a ribeira, a praça junto à base da aldeia, e claro, os miradouros no topo. Pode ser das mais desenvolvidas, mas não deixa de ser uma aldeia de xisto ainda autêntica.
5. Aldeia de Xisto de Cerdeira
Cerdeira é das aldeias de xisto mais tranquilas da Serra da Lousã, voltada para as artes e refúgio de artistas. A sua localização roça o remoto, e depois de Catarredor é talvez a minha preferida na Serra da Lousã, pelo que a selecionei para esta lista de aldeias de xisto mais bonitas do Centro de Portugal. Possui casa das artes, ateliers, biblioteca e galeria.
Na aldeia de xisto de Cerdeira começa um trilho que passa pelo Candal, e que julgo ser uma boa atividade para conhecer melhor a região:
- PR3 LSA – Rota da Levada – faz a ligação entre Cerdeira, Candal e depois castelo da Lousã, passando pela Cascata do Candal, e acompanhando uma levada de água.
Outros locais a não esquecer na visita às aldeias de xisto da Serra da Lousã
- O mais espetacular baloiço de Portugal, o original, o Baloiço do Trevim.
- O Castelo da Lousã, com a praia fluvial da Senhora da Piedade
- O Miradouro das Letras – Isto é Lousã
- O Miradouro da Moldura da Lousã
- A praia fluvial do Cabril do Ceira
Claro que existem muitos outros sítios extraordinários na Serra da Lousã, cascatas, trilhos e praias fluviais: para isso já sabes que tenho um artigo completo com todo o detalhe que procuras. Estas 5 aldeias de xisto e locais são os que considero mesmo obrigatórios e imprescindíveis. Lembra-te que na zona de Góis existem mais aldeias, das quais Pena é a rainha, e nem sequer as mencionei.
2ª Etapa Roteiro Aldeias de Xisto: Piódão e arredores na Serra do Açor
1 dia cheio para visitar o Piódão e os arredores pode ser suficiente, mas mais tempo na região será certamente melhor, e até podes dar um salto até à Serra da Estrela, que não fica assim tão longe.
>>> Segue para Roteiro Completo na Serra da Estrela
O Piódão foi vencedor da categoria aldeias remotas para as 7 maravilhas de Portugal, não é por isso de estranhar que a considere uma das aldeias de xisto mais bonitas do Centro de Portugal. Localiza-se na serra do Açor e para além de conheceres as suas ruelas com portas e janelas azuis a contrastar com a cor do xisto, tens de te lançar em caminhadas. Eu recomendo no mínimo o Trilho de Piódão a Foz de Égua para conheceres a famosa praia fluvial desse lugar e a ponte suspensa.
Para além disso, não esquecer de:
- Provar o Bucho, a Chanfana, e os licores do Piódão
- Visitar a Igreja Matriz do Piódão
- Conhecer o poema de Miguel Torga algures na aldeia
- Subir aos miradouros para a aldeia de xisto do Piódão
3ª Etapa Roteiro Aldeias de Xisto: Rio Zêzere
No Rio Zêzere selecionei 3 aldeias brutais para visitar, porém dada a proximidade a Janeiro de Cima, podes optar por visitar ainda Janeiro de Baixo ou Barroca, outras duas aldeias de xisto do Centro de Portugal.
1. Aldeia de Xisto de Janeiro de Cima
Janeiro de Cima fica no Fundão, nas margens do extraordinário Rio Zêzere. Por esse motivo tem uma praia fluvial (Parque Fluvial da Lavandeira), que é digna de menção. Não podes deixar de mergulhar nas suas águas, e até de fazer um passeio turístico nas antigas barcas que utilizavam as pessoas antigamente para atravessar o rio. Ó da barca!
Janeiro de Cima distingue-se de todas as outras aldeias de xisto pelos tons quentes em laranja de boa parte do seu casario. Não esqueças de visitar o Centro Interpretativo da Casa das Tecedeiras onde é possível experimentar um tear antigo e podes conhecer a tradição do linho da região.
O Rio Zêzere é famoso pelas suas curvas, ou meandros, e junto de Janeiro de Cima tens alguns dos melhores que encontras no seu curso. Infelizmente não tens a mesma visibilidade para eles através dos seus miradouros que consegues através do céu. Deixo-te algumas imagens para te aguçar a curiosidade, obtidas de drone:
Com mais tempo na região, sugeriria ainda que fizesses os passadiços do Orvalho para visita à mais alta cascata da Beira Baixa (A Fraga de Água d’Alta), e uma visita à incrível Barragem de Santa Luzia.
2. Aldeia de Xisto de Álvaro
A beleza de Álvaro traduz-se também muito nos meandros do Rio Zêzere. A própria aldeia é um miradouro fabuloso para um deles, daí que a considero uma das aldeias de xisto mais bonitas do Centro de Portugal. Tem também uma praia fluvial com plataforma flutuante de alto nível.
3. Aldeia de Xisto de Pedrogão Pequeno
De Álvaro a Pedrogão Pequeno poderás ter acesso a miradouros igualmente brutais sobre mais meandros do Zêzere: descrevi-os todos no meu artigo completo sobre a grande rota. Não tendo muito tempo aconselho que neste roteiro pelas aldeias de xisto mais bonitas do Centro de Portugal optes pela estrada panorâmica de Pampilhosa da Serra. Se tiveres tempo, então opta pelos trilhos que recomendei nesse artigo.
Já na região de Pedrogão Pequeno os principais destaques são a Barragem do Cabril e a sua praia fluvial em plataforma flutuante. Não esquecer o miradouro do Monte da Senhora da Confiança para a Barragem, e claro, o trilho PR2 STR – Caminho de Xisto de Pedrogão Pequeno que te vai dar a conhecer os desfiladeiros do Rio Zêzere nesta região e a Ponte Flipina de Pedrogão Pequeno.
Deixo ainda a informação que a Nacional 2 passa por aqui. Já viste o meu roteiro completo por essa estrada, que é tão extraordinária como as aldeias de xisto mais bonitas de Portugal?
>>> Conhece o meu Guia Completo da Estrada Nacional 2
4ª Etapa Roteiro Aldeias de Xisto: Água Formosa e arredores
Impossível ir de Pedrogão Pequeno a Água Formosa e não fazer um desvio até Dornes, no mínimo, ou se possível também até ao Miradouro de Fernandaires e Lago Azul: todos estes destinos junto do Rio Zêzere. A aldeia templária de Dornes, por exemplo, é a aldeia ribeirinha vencedora enquanto maravilha de Portugal e um excelente ponto de partida para atividades brutais no rio Zêzere, e não falo só de canoagem.
Já mais perto de Água Formosa tens o Centro Geodésico de Portugal, ponto de passagem da Estrada Nacional 2 que mencionei antes. O mais certo é que acabes por fazer o trecho da Nacional 2 até Água Formosa se optares por não ir a Dornes: se o fizeres, tens de parar na Sertã (vê o que visitar no meu artigo da Nacional 2).
Do Centro Geodésico de Portugal ao centro de Vila de Rei ou Água Formosa é um instantinho. Para além da visita à aldeia de xisto, que te trouxe de propósito para estas bandas, podes ainda optar por fazer o trilho das Cascatas de Vila de Rei, apenas se não for verão, já que as brutais cascatas podem secar nessa altura do ano.
Por fim, não termines este roteiro pelas aldeias de xisto mais bonitas do Centro de Portugal sem mais um desvio, desta vez à praia fluvial e cascata do Penedo Furado com breve trilho em passadiços de madeira.
Quantos dias para Roteiro nas Aldeias de Xisto mais bonitas do Centro de Portugal?
Já fui indicando o tempo mínimo em cada uma das etapas desenhadas para o roteiro:
- 1ª Etapa (2 dias)
- 2ª Etapa (1 dia)
- 3ª Etapa (2 dias)
- 4ª Etapa (2 dias)
Portanto, 7 dias no total como mínimo para visitar o básico em roteiro pelas 10 aldeias de xisto mais bonitas do Centro de Portugal. Diria que 10 dias seria o ideal para aproveitares ao máximo as praias fluviais da Lousã ou as margens do Rio Zêzere. Menos tempo será suficiente se só quiseres conhecer as 10 aldeias sem outros passeios, mas será esse um bom roteiro?
Onde dormir em Roteiro nas Aldeias de Xisto mais bonitas do Centro de Portugal?
- Casal de São Simão: Casa d’Oliveiral | Solar das Freiras | Quinta do Sobral
- Talasnal: Montanhas de Amor | Casa da Urze | Princesa Peralta
- Candal: Casa da Carvalha
- Cerdeira: Cerdeira Village
- Piódão: Casa da Padaria | Alva Valley Hotel | Hotel Rural Quinta da Geia
- Janeiro de Cima: Casa de Janeiro | Casa do Quelho
- Pedrogão Pequeno: Hotel da Montanha | Casa do Retiro | Casa do Moinho
- Água Formosa: Ninho do Rei
Tem uma excelente viagem / passeio. Conta-me tudo sobre a tua experiência em roteiro nas aldeias de xisto mais bonitas do Centro de Portugal!
Outros Roteiros em Portugal
- Roteiro Minho – artigo com tudo o que visitar no Minho (municípios dos distritos de Viana do Castelo e Braga)
- Roteiro Serra d’Arga – artigo com tudo o que visitar na Serra d’Arga em Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima.
- Roteiro Serra da Estrela – artigo com tudo o que visitar na serra mais alta de Portugal, no centro interior do país.
- Roteiro Gerês – artigo com tudo o que visitar na Serra do Gerês, no norte de Portugal. Tem informação sobre os melhores trilhos, lagoas, cascatas e aldeias a visitar.
- Roteiro Serra da Lousã – artigo com tudo o que visitar na serra da Lousã, incluíndo as mais bonitas aldeias de xisto do centro de Portugal.
- Roteiro Aldeias Históricas de Portugal – artigo com informação sobre as 12 oficiais aldeias históricas de Portugal, incluindo alguns extras. 😉
- Roteiro Estrada Nacional 2 – artigo com informação detalhada para fazer a estrada nacional 2, do norte ao sul do país. Contém mapa interactivo e a possibilidade de fazer download de pdf a um custo simbólico.
- Roteiro Estrada Nacional 222 – Douro – artigo útil para planear fazer a nacional 222, sempre a acompanhar o rio Douro. Paisagens incríveis.
- Roteiro Terras de Trás-os-Montes – artigo com tudo o que visitar em terras de Trás-os-Montes, distrito de Bragança.
- Roteiro Parque Natural do Vale do Tua – artigo com tudo o que visitar no Parque Natural do Vale do Tua, nos municípios de Mirandela, Alijó, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor.
- Roteiro Lagos do Sabor – artigo com tudo o que visitar na região dos Lagos do Sabor, nos municípios de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros.
- Roteiro Douro Internacional – artigo para visitar o fabuloso Douro Internacional e os seus brutais miradouros na fronteira com Espanha.
- Roteiro Parque Natural de Montesinho – artigo com tudo o que visitar no Montesinho, distrito de Bragança.
- Roteiro Grande Rota do Zêzere – Roteiro para fazer a Grande Rota do Zêzere, da Serra da Estrela até Constância.
- Roteiro Grande Rota do Guadiana – Roteiro para fazer a Grande Rota do Guadiana desde que o rio entra em Portugal até que desagua no Algarve.
- Roteiro Algarve – artigo com tudo o que visitar no extraordinário Algarve, de Aljezur a Vila Real de Santo António.
- Roteiro Alentejo – artigo com tudo o que visitar no Alentejo, nas suas diversas regiões: Alto, Central, Baixo e Litoral.
- Roteiro Alqueva – artigo para visitar o Grande Lago do Alqueva e municípios respetivos: Moura, Mourão, Monsaraz, Alandroal e Portel.
- Roteiro Costa Vicentina – roteiro para descobrir as lindíssimas e impressionantes praias da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano.
- Roteiro São Miguel – artigo com um roteiro simples mas detalhado para visitar a Ilha de São Miguel, nos Açores.
- Roteiro Ilha Terceira – artigo com tudo o que visitar na Ilha Terceira, nos Açores.
- Roteiro Ilha do Faial – artigo com tudo o que visitar na Ilha do Faial, nos Açores.
- Roteiro Ilha do Pico – artigo com tudo o que visitar na Ilha do Pico, nos Açores.
- Roteiro Ilha da Madeira – artigo com tudo o que visitar na Ilha da Madeira, terra do nosso incrível Cristiano Ronaldo.
- Roteiro para visitar Coimbra – artigo com tudo o que visitar em Coimbra, cidade dos estudantes, uma das capitais de distrito de Portugal.
- Roteiro para visitar o Porto – artigo com roteiro completo para visitar o Porto, capital do Norte de Portugal.
- Roteiro para visitar Aveiro – artigo com roteiro completo para visitar Aveiro, entre Coimbra e Porto. Cidade dos moliceiros, considerada como a Veneza Portuguesa.