A Serra d’Arga é um destino turístico em crescimento no Norte de Portugal. As suas paisagens são lindas, e em muito fazem lembrar as que encontras ao visitar o Gerês, tendo também diversas cascatas e lagoas para descobrir. A Cascata do Pincho é claramente a mais famosa.
O extraordinário é que de carro já consegues chegar a muitos dos principais spots, mas claro que os trilhos valem muito a pena, e te vão permitir uma experiência muito mais rica e de maior contacto com a natureza.
Neste artigo vou apresentar-te o meu roteiro de 4 dias para visitar a Serra d’Arga. Porém, dois dias deste roteiro são quase todos dedicados a lugares como Caminha e Ponte de Lima, que na realidade não são obrigatórios para quem quer apenas conhecer a Serra d’Arga. Exclui essas etapas e ficarás com um roteiro de 2 dias para visitar estas montanhas do Minho.
Onde fica a Serra d’Arga?
A Serra d’Arga situa-se no Alto Minho, sendo de origem granítica e dividida entre os municípios de Caminha, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Os principais destaques ficam em Caminha e Viana do Castelo. É uma serra com pico a 825 metros de altitude.
OUTROS ARTIGOS ÚTEIS DO MINHO:
DISTRITO DE VIANA DO CASTELO
- O que visitar em Arcos de Valdevez
- O que visitar em Viana do Castelo
- O que visitar em Melgaço
- O que visitar em Monção
- O que visitar em Paredes de Coura
- O que visitar em Ponte da Barca
- O que visitar em Ponte de Lima
- O que visitar em Valença
- O que visitar em Vila Nova de Cerveira
- O que visitar em Caminha
DISTRITO DE BRAGA
- O que visitar em Amares
- O que visitar em Barcelos
- O que visitar em Braga
- O que visitar em Esposende
- O que visitar em Fafe
- O que visitar em Guimarães
- O que visitar em Póvoa de Lanhoso
- O que visitar em Terras de Bouro
- O que visitar em Vieira do Minho
- O que vistiar em Vila Nova de Famalicão
- O que visitar em Vila Verde
- O que visitar em Vizela
Quando visitar a Serra d’Arga?
Penso que a melhor altura para visitar a Serra d’Arga é sem dúvida a Primavera. É nessa estação do ano que encontrarás o clima mais propício para caminhadas, e as cores mais bonitas nos planaltos e encostas da serra. É no fim de Agosto, porém, que ocorre a romaria de São João d’Arga, na qual podes querer também participar.
Seguro de Viagem (5% de Desconto) e Carro
Vou sugerir-te neste artigo alguns trilhos para fazer na Serra d’Arga. Porém, o roteiro é maioritariamente de carro, pelo que deves alugar um, caso não tenhas viatura própria.
Do mesmo modo, uma vez que vais caminhar em alta montanha, um seguro de viagem é importantíssimo. Faz o seguro com a IATI e acede a 5% de desconto com o meu link.
O que comer e onde comer ao visitar a Serra d’Arga?
Nos artigos dedicados a Caminha, Viana do Castelo e Ponte de Lima, deixei algumas sugestões de lugares onde comer e o que comer. Se ficares a dormir numa destas vilas, poderás optar por peixe, dada a proximidade com rios e mar. Estando numa serra, porém, os melhores petiscos serão à base de carne, como por exemplo o cabrito. Em Ponte de Lima é obrigatório o Arroz de Sarrabulho.
No que diz respeito a restaurantes junto da Serra d’Arga, destaco o Café Caçana, que prepara bons mas simples petiscos na zona da Cascata do Pincho. Perto tens também o Restaurante Montariense.
Onde dormir ao visitar a Serra d’Arga?
Claramente que destaco 2 lugares junto da serra, mas também te deixo a dica de que vás aos meus artigos de Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima ver outras alternativas.
Alojamento | Pontuação | Localização |
---|---|---|
Quintinha D’Arga | 8.8 | Dem (Caminha) |
Cerquido Village & Spa | 9.3 | Cerquido (Ponte de Lima) |
- Outras alternativas de alojamento em Viana do Castelo.
- Outras alternativas de alojamento em Caminha.
- Outras alternativas de alojamento em Ponte de Lima.
Roteiro para visitar a Serra d’Arga em 2 ou 4 dias | O que ver e fazer?
Volto a referir que este roteiro tem 4 dias porque decidi incluir nele as vilas de Caminha, Ponte de Lima e Vila Praia de Âncora. Sem a visita a estes lugares, focando-se na serra, o roteiro pode passar a 2 dias bem intensos, ou seja, um fim e semana!
Mapa do roteiro para visitar a Serra d’Arga
Dia 1 | Roteiro Serra d’Arga – Caminha
Como tenho roteiro detalhado sobre Caminha, cujo link deixo num botão vermelho em baixo, aqui falar-te-ei apenas dos principais lugares por tópicos.
- Admirar o Miradouro do Cruzeiro da Independência para o rio Minho.
- Mergulhar na praia fluvial das Azenhas de Vilar de Mouros.
- Atravessar a Ponte Medieval de Vilar de Mouros, junto da qual ocorre o festival EDP.
- Fazer o passeio ribeirinho de Caminha, com vista para o Monte Santa Trega.
- Conhecer o centro histórico de Caminha, com destaque para a Igreja Matriz, rua Direita, Muralhas, Torre do Relógio e Chafariz da Praça Central.
- Subir ao Miradouro da Fraga para a Foz do Rio Minho.
- Relaxar numa das praias de Caminha: praia da Foz do Minho ou Praia de Moledo.
- Ver o Forte da Ínsua a partir da costa, e com mais tempo, fazer visita guiada a ele.
- Assistir ao pôr do sol no Miradouro do Sino dos Mouros ou no Miradouro da Capela de Santo Antão.
Dia 2 | Roteiro Serra d’Arga – Região Norte
No segundo dia irás começar a explorar finalmente as paisagens da serra. Vais visitar a aldeia de Arga, que lhe deu o nome, e fazer um trilho que te vai levar a conhecer algumas das cascatas escondidas nestas montanhas. 😉 Depois rumar a Ponte de Lima.
1. Miradouro de Nossa Senhora das Neves
O Miradouro de Nossa Senhora das Neves já se encontra a caminho de Arga, para quem vem de Caminha. É o teu primeiro ponto de paragem, tendo um baloiço turístico com extraordinária vista para a foz do Rio Minho.
2. Igreja e Mosteiro de São João de Arga
Na chegada a Arga de São João, não deixes de parar na Igreja de São João de Arga. Porém, é o Mosteiro, alguns quilómetros depois, que te vai exigir mais demora. É o responsável pela grande romaria de Agosto à Serra d’Arga, tendo origem no século XIII.
3. Centro de Interpretação da Serra d’Arga
Na chegada à aldeia de Arga, dividida entre Arga de Baixo e Arga de Cima, faz primeira paragem no Centro de Interpretação da Serra d’Arga para melhor conhecer as características do território, o meio rural, e os trilhos que se encontram à tua disposição.
4. Taberna do Horácio em Arga de Baixo
Depois faz paragem estratégica na antiga Taberna do Horácio para um café. Vais precisar de todas as energias possíveis para a caminhada que vou sugerir de seguida.
5. PR4 CMN – Trilho da Chã da Franqueira
O Trilho do Chã da Franqueira começa nas imediações da Taberna do Horácio e Igreja de Arga de Baixo, tal como outros desta serra. É um trilho circular que te permite passar por imensos lugares interessantes na região, nomeadamente algumas cascatas:
- A Cascata da Ribeira de Arga. Coordenadas: 41.85304, -8.70941
- E a Cascata das Penas. Coordenadas: 41.86002, -8.7165
Este trilho é para mim a melhor forma de descobrir esta região norte da Serra d’Arga, apesar de no fim deste artigo te deixar outras dicas de percursos existentes.
Cascata da Ribeira de Arga
Cascata das Penas
6. Ponte das Traves e Cascatas do Ribeiro de Pombas
Como o trilho anterior não passa pela Ponte das Traves e pelas Cascatas do Ribeiro de Pombas, podes opcionalmente fazer um mini trilho até elas, partindo de Arga de Baixo. São dois lugares emblemáticos da serra.
- Coordenadas para as Cascatas do Ribeiro de Pombas: 41.84662, -8.69537
- Coordenadas para a Ponte das Traves: 41.84609, -8.70699
Claro que existe trilho oficial e marcado a passar por elas, mas duvido que tenhas tempo neste dia para o fazer. Se tiveres dias extra por esta região, vê as dicas que deixarei no fim deste roteiro.
7. De Arga de Cima a Cerquido
A caminho de Cerquido, passa por Arga de Cima e faz questão de ir visitando os aglomerados habitacionais que vais vendo pela montanha. São no geral lugares pitorescos, com gente simpática e animais nas pastagens. Faz desvio até ao Parque Eólico da Serra d’Arga que permite uma excelente vista para a foz do rio Minho e para a encosta da serra.
8. Ponte Medieval de Estorãos
Estorãos aparece já a caminho de Ponte de Lima, como lugar de passagem. Tem uma ponte medieval com um moinho que tenho a certeza que te vai agradar.
9. Miradouro de Santo Ovídio
Termina o dia com um pôr do sol a partir do Miradouro de Santo Ovídio para Ponte de Lima. Este é o melhor spot para observar a vila e o serpentear do rio Lima em direção à sua foz em Viana do Castelo.
Dia 3 | Roteiro Serra d’Arga – De Ponte de Lima a Nossa Senhora do Minho
Este terceiro dia pode ser em parte opcional por conter extras à Serra d’Arga no município de Ponte de Lima. Achei por bem acrescentar uma visita à vila supostamente mais antiga de Portugal, e claro que não podia deixar também de recomendar uma breve caminhada pelas Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos.
1. Centro Histórico de Ponte de Lima
Tenho um artigo detalhado sobre o que visitar em Ponte de Lima, pelo que vou aqui apenas expor por tópicos as principais atrações a não perder. Segue o link no botão vermelho em baixo para saber mais.
- Percorrer a Avenida dos Plátanos.
- Visitar o Museu dos Terceiros.
- Admirar as torres da antiga muralha de Ponte de Lima: a Torre da Cadeia Velha e a Torre de São Paulo.
- Entrar na Igreja Matriz de Ponte de Lima.
- Subir ao Paço do Marquês de Ponte de Lima.
- Caminhar pelo Jardim Adelino Sampaio.
- Ir até à Capela das Pereiras.
- Passar pelo Largo da Fonte de São João e Largo de Camões.
- Atravessar a pedonal Ponte Romana e Medieval de Ponte de Lima.
- Visitar o Museu do Brinquedo Português.
- Encantar-se com os jardins do Parque Temático do Arnado.
2. Solar de Bertiandos
Não creio ser possível visitar o Solar de Bertiandos por dentro. Porém, é imprescindível passar frente a ele enquanto te diriges para as Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos. Remonta ao século XV e frente a ele encontras um Marco Miliário Romano do século III.
3. Percurso do Rio nas Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos
As Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos são uma área protegida de Ponte de Lima. Durante a minha visita pareceram-me um lugar tranquilo e muito “puro”. Adorei caminhar pelos passadiços em redor da Lagoa de São Pedro e utilizar os postos e torres de observação de aves.
Existem diversos percursos à tua disposição, sobre os quais podes saber mais no site oficial das lagoas. Eu fiz o Percurso do Rio, e depois percorri a etapa do Percurso da Lagoa que o primeiro não contempla. Creio ser o mais indicado para quem quer apenas ver o essencial deste lugar, e é o que te venho recomendar.
O ponto de partida é o Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas de Bertiandos, o que é excelente caso tenhas alguma dúvida que queiras esclarecer sobre o lugar.
4. Cascata do Pereiro
Já em território de Viana do Castelo, passa pela Cascata do Pereiro. Fica em Vilar de Murteda, numa região onde era típico usar a força da água para o trabalhar de engenhos de serração de madeira.
5. Santuário de Nossa Senhora do Minho
Termina o dia no topo da Serra d’Arga, com visita ao planalto onde fica o Santuário de Nossa Senhora do Minho. A estrada é altamente cénica, sendo as paisagens soberbas. Recomendo que te deixes ficar por lá a admirar o horizonte até escurecer.
Dia 4 | Roteiro Serra d’Arga – Seguindo o Rio Âncora
O 4º dia é maioritariamente focado no sul da Serra d’Arga, seguindo o rio Âncora que nasce nesta serra até à sua foz. Vais descobrir cascatas e lagoas encantadoras.
1. Café Caçana
O dia deve começar em Montaria, no lugar de Espantar. É ali que fica o café Caçana, excelente ponto de partida para explorar algumas lagoas e cascatas da Serra d’Arga, como é o caso da cascata do Pincho.
2. Trilho do Pincho e Trilho do Pôr do Sol
É possível chegar facilmente aos principais lugares de interesse da zona sem fazer grandes caminhadas. Por exemplo, a estrada de terra que segue até à Cascata do Pincho é perfeitamente transitável de carro, e outras cascatas e lagoas que vou referir também estão acessíveis através de breves caminhadas.
Se gostas de fazer percursos pedestres na natureza, claramente que estes dois trilhos devem ser uma aposta, mas ficam apenas como opcionais neste roteiro de 4 dias pela Serra d’Arga.
3. Cascatas da Ferida Má (Pincho)
As Cascatas da Ferida Má são o nome dado à Cascata do Pincho e outras cascatas por trás desta, para quem segue o trilho rio acima. No inverno é necessário muito cuidado nesta zona, pois o piso é muito escorregadio, sobre pedra. Esta cascata é sem dúvida a atração mais famosa da Serra d’Arga, tem uma lagoa, mas está longe de ser a minha preferida da Serra d’Arga.
4. Cascatas de Trás do Âncora e Praia Fluvial do Manadelo
Marquei estes dois lugares no mapa deste artigo. Se seguires rio abaixo, a partir deste ponto específico, encontrarás diversas quedas de água. O trilho do Pincho segue por aqui.
Se seguires rio acima encontrarás a praia Fluvial do Manadelo, e depois o incrível Poço Negro do Rio Âncora. A praia fluvial não é bem uma praia, mas sim uma lagoa, como perceberás. Não existe infraestrutura alguma, e não é o spot que recomendo para um bom mergulho neste dia! 😉 Aguarda pela Lagoa da Esturranha!
5. Poço Negro do Rio Âncora
O Poço Negro tem uma bonita cascata, e no inverno, encontrarás muitas outras quedas de água a cair pela encosta onde caminharás. ? É um percurso rápido e muito bonito, mas com alguma dificuldade.
6. Ponte de Tourim e Moinho de Bouça Mé
Segue-se a Ponte de Tourim. É uma antiga ponte romana que atravessava o rio Âncora, apesar da estrutura atual ser do século XVII ou XVIII.
Por sua vez, o Moinho de Bouça Mé merece menção pelo bosque que o rodeia. É bom lugar para um piquenique rápido junto de um ribeiro com algumas quedas de água.
7. Lagoa da Esturranha
A Lagoa da Esturranha é o lugar certo para um mergulho em segurança. É uma lagoa com enorme dimensão, com floresta densa em redor para que possas descansar um pouco das caminhadas que já fizeste. Não tem ainda grande infraestrutura de apoio, mantendo ainda o seu lado selvagem, apesar dos fáceis acessos.
8. Miradouro e Capela de São Pedro de Varais
Já a abandonar a Serra d’Arga chegarás à capela românica de São Pedro de Varais. Depois disso há que descer para Vila Praia d’Âncora, passando pelo miradouro também de São Pedro de Varais, com vista interessante para a costa atlântica do Alto Minho.
9. Capela do Monte Calvário
A Capela do Monte Calvário tem o melhor miradouro para Vila Praia d’Âncora. É em honra de Nossa Senhora de Lurdes, tendo uma imagem sua no interior do que parece uma gruta. É um lugar bastante singular que vale a pena conhecer.
10. Praia de Vila Praia de Âncora e Forte da Lagarteira
Depois há que descer ao mar. Em frente à praia vais encontrar o Forte da Lagarteira, e a foz do rio Âncora. O forte foi construído para defesa da costa portuguesa durante os séculos XVII e XVIII.
11. Convento de São João de Cabanas e Poço Azul
Podes terminar o roteiro junto de Vila Praia de Âncora, ou começar a descer para sul, rumo a Viana do Castelo. Os lugares que apresento de seguida são portanto opcionais.
Não sei até que ponto a cascata do Poço Azul terá água no verão, mas no fim do outono encontrei-a linda. O acesso faz-se a partir do Convento de São João de Cabanas que tem uma envolvência incrível, ou pelo menos foi o que eu achei quando visitei.
12. Torre de Montedor
Para mim, o spot ideal para o pôr o sol é junto da Torre de Montedor. Não chegas lá de carro, mas sim a pé, sempre com vista para o mar, percorrendo os caminhos marcados entre a Praia de Fornelos e a própria torre. A caminhada é excelente, repleta de formações rochosas para observar, e muita vegetação típica destas zonas costeiras. Destacam-se sem dúvida as salinas romanas, logo no início do percurso, e o que encontras na chegada à torre.
E se tiveres 5 dias para visitar a Serra d’Arga?
Para mim, com mais um dia pela Serra d’Arga, claramente que faria trilhos. Apresento-te as alternativas em baixo com um mapa do wikiloc onde poderás saber mais sobre cada um. Ainda não fiz nenhum deles!
1. PR1 VCT – Trilho da Montanha Sagrada
Este deve ser o melhor trilho da Serra d’Arga, e o mais completo. Se olhares o mapa com atenção, verás que percorre todo o planalto da Serra d’Arga, passando pelo Santuário de Nossa Senhora do Minho a certa altura. Certamente que é o trilho que permite obter uma noção mais profunda da variedade de paisagens da Serra d’Arga.
2. PR1 CMN – Trilho da Chã Grande
Outra hipótese é o Trilho da Chã Grande, a partir da aldeia de Arga. Destacam-se alguns pontos de interesse: a Chã do Meijão, o Alto da Portela, a Fonte da Urze, a Chã de São João, O Alto do Espinheiro, a Porta do Lobo, os Moinhos do Covão e os Moinhos da Gândara.
3. PR3 CMN – Trilho do Cabeço do Meio-Dia
Como última sugestão de trilho, deixo o PR3 CMN – Trilho do Cabeço do Meio-Dia. Tem como destaques, para além do Miradouro do Cabeço do Meio-Dia, a antiga Ponte das Traves, a Ponte de Porto Carro, o Moinho Velho, o Moinho Novo, o Moinho de Baixo e o Moinho da Fichua. Este é o trilho que inclui passagem pelas Cascatas da Ribeira de Pombas e Ponte da Trave.
Roteiro Serra d’Arga | O que visitar nos arredores?
Uma vez que o roteiro termina algures na região sul da Serra d’Arga, a minha recomendação é que sigas para Viana do Castelo, já que Ponte de Lima e Caminha estarão visitados. Deixo em baixo link para artigo dedicado a essa cidade, e também link para outros destinos no Minho e em Portugal. Que tal ir descobrir o PNPG, e as melhores lagoas e cascatas do Gerês, ou então ir percorrer os melhores trilhos do Gerês?
Bom passeio a visitar a Serra d’Arga! 😉
ARTIGOS ÚTEIS DO MINHO:
DISTRITO DE VIANA DO CASTELO
- O que visitar em Arcos de Valdevez
- O que visitar em Viana do Castelo
- O que visitar em Melgaço
- O que visitar em Monção
- O que visitar em Paredes de Coura
- O que visitar em Ponte da Barca
- O que visitar em Ponte de Lima
- O que visitar em Valença
- O que visitar em Vila Nova de Cerveira
- O que visitar em Caminha
DISTRITO DE BRAGA
- O que visitar em Amares
- O que visitar em Barcelos
- O que visitar em Braga
- O que visitar em Esposende
- O que visitar em Fafe
- O que visitar em Guimarães
- O que visitar em Póvoa de Lanhoso
- O que visitar em Terras de Bouro
- O que visitar em Vieira do Minho
- O que vistiar em Vila Nova de Famalicão
- O que visitar em Vila Verde
- O que visitar em Vizela
Outros Roteiros em Portugal
- Roteiro Minho – artigo com tudo o que visitar no Minho (municípios dos distritos de Viana do Castelo e Braga)
- Roteiro Serra da Estrela – artigo com tudo o que visitar na serra mais alta de Portugal, no centro interior do país.
- Roteiro Gerês – artigo com tudo o que visitar na Serra do Gerês, no norte de Portugal. Tem informação sobre os melhores trilhos, lagoas, cascatas e aldeias a visitar.
- Roteiro Serra da Lousã – artigo com tudo o que visitar na serra da Lousã, incluíndo as mais bonitas aldeias de xisto do centro de Portugal.
- Roteiro Aldeias Históricas de Portugal – artigo com informação sobre as 12 oficiais aldeias históricas de Portugal, incluindo alguns extras. 😉
- Roteiro Aldeias de Xisto mais bonitas – artigo com roteiro para visitar as mais bonitas aldeias de xisto de Portugal (as da Lousã + outras do centro de Portugal).
- Roteiro Estrada Nacional 2 – artigo com informação detalhada para fazer a estrada nacional 2, do norte ao sul do país. Contém mapa interactivo e a possibilidade de fazer download de pdf a um custo simbólico.
- Roteiro Estrada Nacional 222 – Douro – artigo útil para planear fazer a nacional 222, sempre a acompanhar o rio Douro. Paisagens incríveis.
- Roteiro Terras de Trás-os-Montes – artigo com tudo o que visitar em terras de Trás-os-Montes, distrito de Bragança.
- Roteiro Parque Natural do Vale do Tua – artigo com tudo o que visitar no Parque Natural do Vale do Tua, nos municípios de Mirandela, Alijó, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor.
- Roteiro Lagos do Sabor – artigo com tudo o que visitar na região dos Lagos do Sabor, nos municípios de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros.
- Roteiro Douro Internacional – artigo para visitar o fabuloso Douro Internacional e os seus brutais miradouros na fronteira com Espanha.
- Roteiro Parque Natural de Montesinho – artigo com tudo o que visitar no Montesinho, distrito de Bragança.
- Roteiro Grande Rota do Zêzere – Roteiro para fazer a Grande Rota do Zêzere, da Serra da Estrela até Constância.
- Roteiro Grande Rota do Guadiana – Roteiro para fazer a Grande Rota do Guadiana desde que o rio entra em Portugal até que desagua no Algarve.
- Roteiro Algarve – artigo com tudo o que visitar no extraordinário Algarve, de Aljezur a Vila Real de Santo António.
- Roteiro Alentejo – artigo com tudo o que visitar no Alentejo, nas suas diversas regiões: Alto, Central, Baixo e Litoral.
- Roteiro Alqueva – artigo para visitar o Grande Lago do Alqueva e municípios respetivos: Moura, Mourão, Monsaraz, Alandroal e Portel.
- Roteiro Costa Vicentina – roteiro para descobrir as lindíssimas e impressionantes praias da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano.
- Roteiro São Miguel – artigo com um roteiro simples mas detalhado para visitar a Ilha de São Miguel, nos Açores.
- Roteiro Ilha Terceira – artigo com tudo o que visitar na Ilha Terceira, nos Açores.
- Roteiro Ilha do Faial – artigo com tudo o que visitar na Ilha do Faial, nos Açores.
- Roteiro Ilha do Pico – artigo com tudo o que visitar na Ilha do Pico, nos Açores.
- Roteiro Ilha da Madeira – artigo com tudo o que visitar na Ilha da Madeira, terra do nosso incrível Cristiano Ronaldo.
- Roteiro para visitar Coimbra – artigo com tudo o que visitar em Coimbra, cidade dos estudantes, uma das capitais de distrito de Portugal.
- Roteiro para visitar o Porto – artigo com roteiro completo para visitar o Porto, capital do Norte de Portugal.
- Roteiro para visitar Aveiro – artigo com roteiro completo para visitar Aveiro, entre Coimbra e Porto. Cidade dos moliceiros, considerada como a Veneza Portuguesa.