Sintra | O que visitar, ver e fazer? Roteiro de 1 a 4 dias

Poço da Quinta da Regaleira ao visitar Sintra
Poço da Quinta da Regaleira ao visitar Sintra

Share this content!

Sintra é a vila mais bonita de Portugal, famosa pelos seus diversos palácios e enormes e exuberantes jardins. Foi classificada enquanto património mundial pela UNESCO em 1995, na categoria de Paisagem Cultural, e de facto combina de forma exímia uma incrível beleza natural com uma impressionante e singular arquitetura. Sintra continua a ser um dos destinos mais populares no país, tanto para portugueses como para estrangeiros, e ninguém fica indiferente ao ambiente que se sente pelas ruelas do seu centro histórico.

O Palácio da Pena é o principal ex-libris de Sintra, classificado como uma das 7 maravilhas de Portugal. É sem dúvida excêntrico, de cores vibrantes, sendo por isso comparado muitas vezes a um castelo de um qualquer conto de fadas da Disney. A Quinta da Regaleira não lhe fica atrás, contribuindo com os seus jardins misteriosos, nos quais se destaca o famoso Poço Iniciático, que utilizei como foto de capa para este artigo.

A serra de Sintra é um “poço” sem fundo de natureza, onde poderás fazer variados trilhos e caminhadas. Não esquecer que Sintra é banhada pelo oceano atlântico, possuindo praias magníficas, rodeadas por falésias impressionantes.

Visitar Sintra é descobrir a vila que serviu de inspiração para Eça de Queirós, um dos maiores romancistas portugueses. Ao ler este artigo espero que também te inspires com as minhas dicas, e que consigas preparar o teu roteiro ideal para visitar Sintra.

Antes de continuares a ler, porque não me segues nas redes sociais? Porque não vais ler também o meu artigo dedicado aos melhores parques e palácios de Sintra?

Lista de Conteúdo

Onde fica Sintra?

O centro histórico de Sintra fica a 28km de Lisboa e a 16km de Cascais. É uma vila portuguesa do distrito de Lisboa, e enquanto município tem como fronteiras os concelhos de Mafra, Loures, Odivelas, Amadora, Oeiras e Cascais. Faz parte da costa portuguesa.

OUTROS ARTIGOS ÚTEIS DO DISTRITO DE LISBOA:
- Visitar a Lourinhã
- Visitar o Cadaval
- Visitar Torres Vedras
- Visitar Alenquer
- Visitar Sobral de Monte Agraço
- Visitar Arruda dos Vinhos
- Visitar Vila Franca de Xira
- Visitar a Azambuja
- Visitar a Amadora
- Visitar Oeiras
- Melhores parques e Palácios de Sintra
- Melhores praias de Cascais
- Melhroes praias em Oeiras
- Melhores praias de Sintra
- Melhores praias da Ericeira
- Melhores praias da Lourinhã
- Melhores praias de Torres Vedras
- Melhores praias do Oeste de Portugal
- Visitar a Praia da Ursa
Palácio da Pena | Sintra
Palácio da Pena ao visitar Sintra

Como chegar a Sintra?

Para chegar a Sintra, podes utilizar os comboios urbanos da CP, que são regulares a partir de Lisboa, e que têm paragem mesmo no centro da vila.

Carro é desnecessário para visitar o centro de Sintra e os palácios nas imediações, já que existem autocarros que fazem o transporte do centro da vila para eles. Nos meses de verão, acessos de carro podem ser até proibidos e bloqueados na serra de Sintra, devido ao risco de incêndio.

No entanto, é útil ter carro para os pontos turísticos que ficam longe do centro de Sintra, daí deixar aqui o link para o aluguer de um carro, caso não tenhas viatura própria.

Autocarros para visitar Sintra

  • Não te metas em tuk-tuks e afins, a não ser que queiras mesmo, de forma consciente! Os autocarros são mais que suficientes em Sintra, e uma opção mais barata!
  • No site da Scotturb poderás encontrar toda a informação que necessitas sobre as viagens de autocarros em Sintra, que têm paragem junto da estação dos comboios, pelo que são bem práticos. Se vão estar apinhados de gente? Sim, é um facto! Mas compensam, pela diferença de preços!
  • Existem duas linhas de autocarros, uma delas vai até ao Palácio da Pena e volta; a outra faz o circuito para a Regaleira e Monserrate. Lembra-te que a Quinta da Regaleira fica bem perto do centro histórico de Sintra, pelo que dá perfeitamente para ir a pé! Só Monserrate necessita de transporte!
  • A minha recomendação é que não optes pelo bilhete Hop On Hop Off, pois não vale a pena! Vê antes o bilhete combinado de autocarro e comboio.
  • Eu recomendo sempre subir à Pena de autocarro, visitando depois o Castelo dos Mouros que fica mesmo ao lado, e descendo da serra a pé (pelo parque anexo ao Castelo ou Villa Sasseti) -> um bilhete de ida apenas! Para Monserrate recomendo bilhete de ida e volta.
Palácio Nacional de Sintra visto do Castelo dos Mouros
Vila de Sintra a partir do Castelo dos Mouros

Quando visitar Sintra?

Podes visitar Sintra em qualquer altura do ano, no entanto, as praias serão mais apetecíveis no verão, obviamente. 😉 Se quiseres coincidir a tua visita ao município com as suas principais festividades, considera as seguintes opções:

  • O Festival de Sintra, em Junho, de cariz artístico e musical.
  • As Festas de São Pedro, também em Junho. Com um programa variado, incluindo atuações de diversos artistas conhecidos.
  • O Sintra Portugal Pro, associado ao campeonato mundial de bodyboard. Realiza-se na praia grande, que apresentei no artigo de melhores praias de Sintra, deste blog.
  • A Feira das Mercês, realizada em Outubro. Tem mais de 250 anos de história, sendo das mais antigas da região de Lisboa. Junta um pouco de tudo, desde gastronomia a artesanato e espetáculos para entreter a malta. 😉
  • Os eventos a realizar no período do natal. O parque da Liberdade é normalmente o palco dos principais festejos.

Gastronomia e Restaurantes ao visitar Sintra

Já saberás que não te podes esquecer das queijadas, se leste os Maias no secundário. De facto, as queijadas de Sintra são a iguaria mais conhecida, nomeadamente as da Piriquita, Sapa e as da D. Estefânia. Nesses mesmos estabelecimentos encontrarás alternativas, obviamente, como é o caso dos travesseiros de Sintra ou dos Pastéis da Cruz Alta. Estes são os doces mais típicos da região, a meu ver.

Se fores apreciador(a) de vinhos ou até de cerveja, uma visita a Colares é obrigatória. Visita as adegas de vinhos que existem por lá, e também uma cervejaria local.

Junto da costa do município terás de te dedicar aos restaurantes de marisco e peixe fresco. 😉 No interior li que se come bom leitão de Negrais, apesar de não ter experimentado.

Bons restaurantes: Incomum, Restaurante Regional de Sintra, Bacalhau na Vila, Tascantiga, Restaurante Azenhas do Mar, Búzio, Moinho Dom Quixote.

Queijadas de Sintra
Queijadas de Sintra
Queijadas de Sintra
Queijadas de Sintra
Travesseiros de Sintra
Travesseiros de Sintra

Onde dormir ao visitar Sintra?

Se ainda não reservaste a tua estadia na região de Sintra, considera fazê-lo agora, seguindo as minhas sugestões em baixo, ou então clicando no botão azul para fazeres a tua própria pesquisa de alojamentos disponíveis para as datas da tua viagem! Deves fazer as tuas reservas com antecedência, e optar pelo cancelamento gratuito, para o caso de teres algum imprevisto ou mudares de planos! 😉

AlojamentoPontuaçãoLocalização
Moon Hill Hostel Sintra8.6Centro de Sintra
MouraLua8.6Centro de Sintra
CasAzulApartments9.3Centro de Sintra
Espaco Edla8.9Centro de Sintra
Casa do Albuquerque9.1Centro de Sintra
Sintra Bliss Hotel8.8Centro de Sintra
Chalet Saudade9.4Centro de Sintra
Casa Holstein8.9Centro de Sintra
Sintra Boutique Hotel9.1Centro de Sintra
Quinta Pedra Firme8.8Colares
O Meu Canto9.0Colares
Chalet Vitorino9.6Colares
Dream Guincho9.2Guincho
Casal Santa Virginia8.7Azenhas do Mar
Azenhas do Mar Surf Villas9.4Azenhas do Mar

Sintra | O que visitar, ver e fazer?

Finalmente, tudo o que visitar e fazer em Sintra. Neste artigo encontrarás informação sobre as atrações e atividades mais óbvias e também sobre as menos óbvias. Detalhe é a palavra certa para descrever o que se segue, ficando à tua responsabilidade a escolha do melhor roteiro de viagem, perante as minhas sugestões. 😉

Excursões para visitar Sintra / Links úteis

1. COM A GET YOUR GUIDE
- Lisboa: Visita guiada de um dia a Sintra, Pena, Regaleira e Cascais
- Lisboa: Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais
- Sintra: Bilhete de entrada sem fila para a Quinta da Regaleira
- Sintra: Bilhete de entrada para o Palácio e Parque da Pena
- Sintra: Castelo dos Mouros: ingresso sem fila
- Sintra: Palácio e Parque de Monserrate E-Ticket

2. COM A VIATOR
- Visita a Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca, Regaleira e Cascais
- Excursão para grupos pequenos em Sintra, Cascais e Estoril
- Sintra Jeep Safari
- Sintra & Cascais E-Bike Tour
- Passeio Privado de Tuk Tuk por Sintra

3. COM A CIVITATIS
- Free tour em Sintra
- Visita guiada pela Quinta da Regaleira e Palácio Biester

Mapa com tudo o que visitar em Sintra

Visitar os Parques e Palácios de Sintra

Começo por te indicar os melhores parques e palácios de Sintra. 😉 Tenho um artigo completo e dedicado a 14 deles, que deverás ler.

  • Com pouco tempo de viagem, foca-te no Palácio da Pena, no Castelo dos Mouros, na Quinta da Regaleira, e no Palácio de Monserrate.
  • Com mais tempo, adiciona o Convento dos Capuchos e o Palácio Nacional de Queluz.
  • Só depois virão os restantes, na minha opinião.

No meu artigo dedicado tens muito mais informação e fotografias, pelo que deves mesmo consultá-lo. Lá encontrarás links para compra dos bilhetes online. O Palácio da Pena exige compra antecipada, e marcação de horário de visita!

1. Palácio Nacional de Sintra

Palácio Nacional de Sintra
Palácio Nacional de Sintra

2. Palácio da Pena

Palácio da Pena | Melhores parques e palácios de Sintra
Palácio da Pena | Melhores parques e palácios de Sintra

3. Chalet da condessa de Edla

Chalet da Condessa de Edla
Chalet da Condessa de Edla

4. Castelo dos Mouros

Castelo dos Mouros ao visitar Sintra
Castelo dos Mouros ao visitar Sintra

5. Parque de Merendas de Sintra

Parque de Merendas de Sintra
Parque de Merendas de Sintra

6. Villa Sasseti

Villa Sasseti | Melhores parques e palácios de Sintra
Villa Sasseti | Melhores parques e palácios de Sintra

7. Quinta da Regaleira

Quinta da Regaleira | Melhores parques e palácios de Sintra
Quinta da Regaleira | Melhores parques e palácios de Sintra

8. Palácio Biester

Palácio de Biestar | Melhores parques e palácios de Sintra
Palácio de Biestar | Melhores parques e palácios de Sintra

9. Palácio de Seteais

Palácio de Seteais | Melhores parques e palácios de Sintra
Palácio de Seteais | Melhores parques e palácios de Sintra

10. Palácio de Monserrate

Palácio de Monserrate | Melhores parques e palácios de Sintra
Palácio de Monserrate | Melhores parques e palácios de Sintra

11. Parque da Liberdade

Parque da Liberdade | Melhores parques de Sintra
Parque da Liberdade | Melhores parques de Sintra

12. Convento dos Capuchos

Convento dos Capuchos | Melhores parques de Sintra
Convento dos Capuchos | Melhores parques de Sintra

13. Palácio Nacional de Queluz

Palácio Nacional de Queluz | Melhores Parques e Palácios de Sintra
Palácio Nacional de Queluz | Melhores Parques e Palácios de Sintra

14. Quinta da Ribafria

Quinta da Ribafria | Melhores parques de Sintra
Quinta da Ribafria | Melhores parques de Sintra

Visitar a Costa do Município de Sintra

No que diz respeito à costa do município de Sintra, é composta por praias extraordinárias. A jóia mais preciosa é sem dúvida a praia da Ursa, na minha opinião, que fica localizada bem perto do impressionante Cabo da Roca. Se não tiveres tempo para mais, foca-te pelo menos nela, mas prepara-te para uma caminhada, que pode ser difícil, se não tiveres preparação física. 😉 Lê o meu artigo sobre o trilho à praia da Ursa a partir do Cabo da Roca, para decidires se vais fazer a descida ao areal, ou se te ficas simplesmente pelo miradouro no alto das falésias.

No que diz respeito às restantes praias, considera como mais turísticas as praias das Maçãs e das Azenhas do Mar. As restantes são para quem gosta de visitar os lugares ao detalhe. 😉 Lê o meu artigo das melhores praias de Sintra, para mais fotografias e informação sobre todas elas.

1. Praias de Assentiz e do Louriçal

Praia de Assentiz no Cabo da Roca
Praia de Assentiz no Cabo da Roca

2. Praia da Aroeira

Praia da Aroeira, junto do Cabo da Roca
Praia da Aroeira, junto do Cabo da Roca

3. Cabo da Roca

Cabo da Roca em Sintra / Cascais
Cabo da Roca em Sintra / Cascais

4. Praia da Ursa

Praia da Ursa | Melhores praias de Sintra
Praia da Ursa | Melhores praias de Sintra

5. Praia do Caneiro

Praia do Caneiro | Melhores praias de Sintra
Praia do Caneiro | Melhores praias de Sintra

6. Praia do Cavalo

Praia do Cavalo | Melhores praias de Sintra
Praia do Cavalo | Melhores praias de Sintra

7. Praia da Adraga

Praia da Adraga | Melhores praias de Sintra
Praia da Adraga | Melhores praias de Sintra

8. Praia Grande do Rodízio

Praia Grande do Rodízio | Melhores praias de Sintra
Praia Grande do Rodízio | Melhores praias de Sintra

9. Praia Pequena do Rodízio

Praia Pequena do Rodízio | Melhores praias de Sintra
Praia Pequena do Rodízio | Melhores praias de Sintra

10. Praia das Maçãs

Praia das Maçãs | Melhores praias de Sintra
Praia das Maçãs | Melhores praias de Sintra

11. Praia das Azenhas do Mar

Azenhas do Mar | Melhores praias de Sintra
Azenhas do Mar | Melhores praias de Sintra

12. Praia da Aguda

Praia da Aguda | Melhores praias de Sintra
Praia da Aguda | Melhores praias de Sintra

13. Praia do Magoito

Praia do Magoito | Melhores praias de Sintra
Praia do Magoito | Melhores praias de Sintra

14. Praia da Samarra

Praia da Samarra | Melhores praias de Sintra
Praia da Samarra | Melhores praias de Sintra

15. Praia da Vigia

Praia da Vigia | Melhores praias de Sintra
Praia da Vigia | Melhores praias de Sintra

16. Praia de São Julião

Praia de São Julião a dividir Sintra e Ericeira
Praia de São Julião a dividir Sintra e Ericeira

Visitar o Centro Histórico de Sintra

O Centro Histórico de Sintra é lindíssimo. Todos os visitantes dão uma voltinha rápida pelas suas ruelas e ficam maravilhados, mas são poucos os que realmente vão ao detalhe. Em baixo deixo-te esse detalhe: uma descrição dos vários pontos turísticos e recantos que poderás querer descobrir numa próxima passagem por Sintra.

1. Pelourinho e Câmara Municipal de Sintra

Começo pela Câmara Municipal de Sintra, localizada num edifício que só poderia ter um aspeto apalaçado. 😉 Data do início do século XX, e destaca-se a sua torre e decoração com detalhes neo-manuelinos. O Pelourinho de Sintra fica na praça em frente, mas é apenas uma réplica do original do século XVI.

Câmara Municipal de Sintra
Câmara Municipal de Sintra
Câmara Municipal de Sintra
Câmara Municipal de Sintra

2. Museu Anjos Teixeira

O Museu Anjos Teixeira é um espaço dedicado ao trabalho de escultura dos artistas Artur Gaspar e Pedro Augusto dos Anjos Teixeira, pai e filho. É totalmente gratuito, de rápida visita, com obras que merecem realmente ser admiradas.

Museu Anjos Teixeira
Museu Anjos Teixeira
Museu Anjos Teixeira
Museu Anjos Teixeira
Museu Anjos Teixeira
Museu Anjos Teixeira
Museu Anjos Teixeira
Museu Anjos Teixeira
Museu Anjos Teixeira
Museu Anjos Teixeira
Museu Anjos Teixeira
Museu Anjos Teixeira

3. Museu de História Natural de Sintra

Sintra também tem um museu de História Natural, o que me surpreendeu. 😉 Localiza-se num edifício do século XIX, e contém um acervo composto por imensos fósseis, como poderás perceber nas fotos em baixo. Vale a pena visitar!

Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra

4. Largo Rainha Dona Amélia e Praça da República

Já mencionei o Palácio Nacional de Sintra noutra secção deste artigo, pelo que aqui refiro apenas o largo em que ele se encontra, o mais central do centro histórico de Sintra: trata-se do Largo Rainha Dona Amélia. 😉 É um espaço amplo e muito bonito, de onde se tem uma vista encantadora para a serra de Sintra com o Castelo dos Mouros no topo.

Palácio Nacional de Sintra | Largo Rainha Dona Amélia
Palácio Nacional de Sintra | Largo Rainha Dona Amélia
Largo Rainha Dona Amélia
Largo Rainha Dona Amélia
Largo Rainha Dona Amélia
Largo Rainha Dona Amélia
Largo Rainha Dona Amélia
Largo Rainha Dona Amélia

5. Torre do Relógio e Igreja de São Martinho

A principal igreja de Sintra é dedicada a São Martinho. Sabe-se que já existia ali um templo no século XIII, mas a traça atual é do século XVIII, após reconstrução devido ao terramoto de 1755. Ainda restam detalhes da igreja primitiva, no entanto, que poderás descobrir com uma visita guiada. É possível fazer essa visita, já que possui um pequeno núcleo museológico.

A torre do relógio, por sua vez, é também conhecida como Torre da antiga Cadeia da Vila de Sintra. Acredita-se que já existiria no século XVI, apesar da estrutura atual ser do século XVIII, por iniciativa do Marquês de Pombal.

Igreja de São Martinho, em Sintra
Igreja de São Martinho, em Sintra

6. Sintra Mitos & Lendas

Outro museu de Sintra é o Mitos & Lendas. Ficou aquém das minhas expectativas, para ser honesto, mas não posso deixar de o mencionar aqui. É o principal museu do centro histórico de Sintra, aquele que tem como função dar-te a conhecer a história da região, e tal como o nome indica, os mitos e lendas associados a ela. Afinal, a serra de Sintra tem um pouco de mistério, não é verdade?

Sintra Mitos & Lendas
Sintra Mitos & Lendas
Sintra Mitos & Lendas
Sintra Mitos & Lendas
Sintra Mitos & Lendas
Sintra Mitos & Lendas

7. Museu Ferreira de Castro

Outro museu de Sintra, totalmente opcional, é o Museu Ferreira de Castro. É dedicado a esse escritor, tendo imensa documentação sobre as suas obras e sobre a sua vida. Será um lugar a visitar por quem já leu algo escrito por ele, e realmente gostou.

Museu Ferreira de Castro

8. Lawrence’s Hotel

O Lawrence’s Hotel é um alojamento histórico de Sintra, estabelecido por um inglês em 1764. É conhecido por ser o hotel mais antigo da Península Ibérica. Podes ficar alojado nele, se assim entenderes, tal como o fizeram no passado vários escritores portugueses (Eça de Queiroz, por exemplo), e até internacionais.

Lawrence's Hotel em Sintra
Lawrence’s Hotel em Sintra

9. Ruelas do Centro Histórico de Sintra

Deambular pelas ruelas do centro histórico é, por si, uma das atrações a não perder. 😉 Visita as lojas, os cafés, as pastelarias, não esquecendo a Casa Piriquita dos travesseiros e queijadas de Sintra. Parte à descoberta sem destino específico, surpreende-te!

Vila de Sintra
Vila de Sintra
Vila de Sintra
Vila de Sintra
Vila de Sintra
Vila de Sintra
Vila de Sintra
Vila de Sintra
Vila de Sintra
Vila de Sintra
Vila de Sintra
Vila de Sintra
Vila de Sintra
Vila de Sintra
Vila de Sintra
Vila de Sintra

10. Igreja da Misericórdia de Sintra

Uma segunda igreja do centro de Sintra é a Igreja da Misericórdia. Foi fundada em 1545 por D. João III, com a função de prestar serviços de caridade aos menos afortunados, para além de orientação espiritual.

Igreja da Misericórdia de Sintra
Igreja da Misericórdia de Sintra

11. News Museum

Segue-se o News Museum, museu de notícias no centro histórico de Sintra que se apresenta como a maior experiência de Media e Comunicação da Europa. Relembra-te dos principais episódios da história recente, através da cobertura mediática que lhes foi feita na televisão ou na rádio. É um museu interessante, mas estará bem localizado em Sintra? Eu acho que não, tem zero a ver com o ambiente que o rodeia.

News Museum ao visitar Sintra
News Museum ao visitar Sintra
News Museum ao visitar Sintra
News Museum ao visitar Sintra
News Museum ao visitar Sintra
News Museum ao visitar Sintra
News Museum ao visitar Sintra
News Museum ao visitar Sintra
News Museum ao visitar Sintra
News Museum ao visitar Sintra
News Museum ao visitar Sintra
News Museum ao visitar Sintra
News Museum ao visitar Sintra
News Museum ao visitar Sintra
News Museum ao visitar Sintra
News Museum ao visitar Sintra

12. Volta do Duche

Não poderia deixar de mencionar a Volta do Duche, que costuma estar repleta de pequenos vendedores em certas alturas do dia. É um caminho que quase todos os visitantes percorrem a pé, já que une a estação dos comboios com o centro mais turístico da vila. O seu nome é bem singular, e surgiu do facto de ali se terem localizado, até 1908, os banhos públicos de Sintra.

Volta do Duche
Volta do Duche
Volta do Duche
Volta do Duche
Volta do Duche
Volta do Duche
Volta do Duche
Volta do Duche
Volta do Duche
Volta do Duche
Volta do Duche
Volta do Duche

13. Jardim e Miradouro da Correnteza

Todos os pontos que se seguem estão numa Sintra menos turística. O primeiro é o Miradouro da Correnteza, com vista bonita para a vila de Sintra e Castelo dos Mouros, no topo da serra.

Jardim Correnteza
Jardim Correnteza
Jardim Correnteza
Jardim Correnteza
Jardim Correnteza
Jardim Correnteza

14. Museu de Artes de Sintra e Centro Cultural Olga Cadaval

Outro lugar de destaque, na “Sintra menos turística”, é o MU.SA – Museu de Artes. Está localizado no antigo casino da vila, no bairro da Estefânia. As obras em exposição são principalmente do estilo contemporâneo.

Museu de Artes de Sintra
Museu de Artes de Sintra
Museu de Artes de Sintra
Museu de Artes de Sintra
Museu de Artes de Sintra
Museu de Artes de Sintra
Museu de Artes de Sintra
Museu de Artes de Sintra
Museu de Artes de Sintra
Museu de Artes de Sintra
Museu de Artes de Sintra
Museu de Artes de Sintra
Museu de Artes de Sintra
Museu de Artes de Sintra
Museu de Artes de Sintra
Museu de Artes de Sintra
Museu de Artes de Sintra
Museu de Artes de Sintra

15. Vila Alda – Casa do Elétrico de Sintra

Para terminar a Vila de Sintra, podes passar pela Casa do Elétrico, de modo a comprar bilhete para um passeio até à praia das Maçãs. 😉 Só está em funcionamento em certas alturas do ano, pelo que o ideal é mesmo contactares a Vila Alda para teres a certeza que poderás fazer o passeio durante a tua visita. Vê os contactos na fotografia dos horários, em baixo.

Vila Alda
Vila Alda
Vila Alda - Horários do Elétrico
Vila Alda – Horários do Elétrico

Visitar mais lugares na Serra de Sintra (e fazer trilhos)

Podes considerar os principais parques e palácios de Sintra como atrações da Serra de Sintra. Os parques exigem, por si só, longas caminhadas, já que são enormes!

No entanto, existem outras atrações escondidas na serra, e muitos trilhos a percorrer para te levar a lugares mais escondidos, mas igualmente bonitos. Nesta secção vou falar-te de todos estes trilhos e lugares:

  • O Miradouro da Capela de Santa Eufémia permite-te uma vista incrível tanto para o Palácio da Pena como para o castelo dos Mouros. Ao longe conseguirás ver o próprio estuário do rio Tejo. É facilmente alcançado de carro.
  • O Miradouro do Santuário da Peninha é igualmente extraordinário e fácil de alcançar de carro. Dali também consegues avistar o estuário do Tejo, ao longe. Mais perto consegues ver a enorme praia do Guincho e o Cabo da Roca.
  • A Anta de Adrenunes é um monumento megalítico da serra de Sintra que exige caminhada. Geralmente faz-se um trilho circular para a alcançar, que tem início no Convento dos Capuchos, e passagem pela anta e pelo próprio Santuário da Peninha. Cerca de 13km.
  • Outro trilho que poderás começar no Convento dos Capuchos, é o Trilho das Pontes, que ao mesmo tempo une três bonitas lagoas: a Lagoa do Mosqueiro, o Lago de Monserrate, e a Barragem do Rio da Mula. São cerca de 10km.
  • Para terminar, não esqueças de visitar Ulgueira e Colares. A segunda povoação é famosa pelo vinho e cerveja artesanal. Faz paragem nas suas adegas, e compra umas garrafas para partilhar em casa. 😉 Sabias que Adega Regional de Colares é a Adega Cooperativa mais antiga de Portugal?

1. Miradouro de Santa Eufémia

Capela de Santa Eufémia
Capela de Santa Eufémia
Miradouro de Santa Eufémia
Miradouro de Santa Eufémia
Miradouro de Santa Eufémia
Miradouro de Santa Eufémia
Miradouro de Santa Eufémia
Miradouro de Santa Eufémia
Miradouro de Santa Eufémia
Miradouro de Santa Eufémia
Miradouro de Santa Eufémia
Miradouro de Santa Eufémia
Miradouro de Santa Eufémia
Miradouro de Santa Eufémia

2. Santuário da Peninha

Santuário da Peninha
Santuário da Peninha
Santuário da Peninha
Santuário da Peninha
Santuário da Peninha
Santuário da Peninha
Santuário da Peninha
Santuário da Peninha
Miradouro do Santuário da Peninha
Miradouro do Santuário da Peninha
Miradouro do Santuário da Peninha
Miradouro do Santuário da Peninha
Miradouro do Santuário da Peninha
Miradouro do Santuário da Peninha
Miradouro do Santuário da Peninha
Miradouro do Santuário da Peninha
Miradouro do Santuário da Peninha
Miradouro do Santuário da Peninha

3. Anta de Adrenunes

Anta de Adrenunes
Anta de Adrenunes

4. Lagoa dos Mosqueiros

Lagoa dos Mosqueiros
Lagoa dos Mosqueiros

5. Ulgueira

Igreja de Ulgueira
Igreja de Ulgueira
Aldeia de Ulgueira
Aldeia de Ulgueira

6. Adega Regional de Colares

Visitar Colares
Visitar Colares
Visitar Colares
Visitar Colares
Visitar Colares
Visitar Colares
Visitar Colares
Visitar Colares
Visitar Colares
Visitar Colares

7. Caves Visconde de Salreu

Visitar Colares
Visitar Colares

8. Hopsin – Cervejaria local de Colares

Cerveja Hopsin
Cerveja Hopsin
Cerveja Hopsin
Cerveja Hopsin

Visitar as Cascatas de Sintra (no norte do município)

Sintra também tem cascatas para visitar, mas não ficam na serra / parque natural. Ficam no norte do município, e são só de visita opcional, já que as encontrei sujas e poluídas. 🙁 As duas que conheci teriam enorme potencial para algumas alturas do ano, não fosse esse facto!

Mesmo assim, marquei-as no mapa deste artigo, para que as possas localizar. Em baixo ficam as coordenadas dos sítios onde deves deixar o carro para as visitares. A Cascata do Rio Mourão exige caminhada.

1. Cascata do Rio Mourão

Trilho para a Cascata de Mourão
Trilho para a Cascata de Rio Mourão
Cascata de Mourão
Cascata de Mourão
Cascata de Mourão
Cascata de Mourão
Cascata de Mourão
Cascata de Mourão

2. Cascata da Fervença

Cascata da Fervença
Cascata da Fervença
Cascata da Fervença
Cascata da Fervença
Cascata da Fervença
Cascata da Fervença

Visitar Agualva-Cacém

Passemos para Agualva-Cacém, pertencente ao município de Sintra. Totalmente opcional.

Lugares mais interessantes: o que envolve o largo da república, o parque linear, e o Dolmen de Agualva. Este último é um monumento megalítico que data de 3000 a.C.

1. Largo da República de Agualva-Cacém

Largo da República de Agualva-Cacém
Largo da República de Agualva-Cacém
Largo da República de Agualva-Cacém
Largo da República de Agualva-Cacém
Largo da República de Agualva-Cacém
Largo da República de Agualva-Cacém

2. Parque Linear de Agualva-Cacém

Parque Linear do Cacém
Parque Linear do Cacém
Parque Linear do Cacém
Parque Linear do Cacém
Parque Linear do Cacém
Parque Linear do Cacém

3. Dolmen de Agualva

Dolmen de Agualva-Cacém
Dolmen de Agualva-Cacém

Visitar Queluz, Belas e Casal de Cambra

Pouco existe para visitar em Queluz para além do palácio, mas aqui ficam mais dois lugares:

  • O Aqueduto da Gargantada, que antigamente levava água desde Queluz até ao Terreiro do Paço, em Lisboa.
  • E o parque Urbano de Queluz.

Em Belas destacam-se dois monumentos megalíticos: as antas da Estria e de Monte Abraão.

Em Casal de Cambra poderás passar pelo Parque Urbano 25 de Abril de 1974.

Aqueduto da Gargantada - Queluz
Aqueduto da Gargantada – Queluz
Parque Urbano 25 de Abril de 1974
Parque Urbano 25 de Abril de 1974
Parque Urbano 25 de Abril de 1974
Parque Urbano 25 de Abril de 1974
Parque Urbano 25 de Abril de 1974
Parque Urbano 25 de Abril de 1974
Parque Urbano 25 de Abril de 1974
Parque Urbano 25 de Abril de 1974

Visitar Rio de Mouro e Almargem do Bispo

Em Rio de Mouro, por sua vez, gostei imenso de visitar a Casa-Museu de Leal da Câmara, tal como o núcleo dos saloios, que pode ser visitado em paralelo.

Leal da Câmara (1876-1948) era um pintor e caricaturista português que defendia o ideal republicano através das suas obras e colaborações com jornais, onde criticava fortemente a monarquia e a igreja. Numa visita à casa-museu poderás ficar a conhecer melhor o seu trabalho e a sua história de vida; a visita é guiada.

Passando para Almargem do Bispo, decidi apenas caminhar um pouco pela região de Olelas, visitando as grutas de Olelas e o que as rodeia. 🙂

1. Casa-Museu de Leal da Câmara + Núcleo dos Saloios

Casa Museu Leal da Câmara
Casa Museu Leal da Câmara
Casa Museu Leal da Câmara
Casa Museu Leal da Câmara
Casa Museu Leal da Câmara
Casa Museu Leal da Câmara
Casa Museu Leal da Câmara
Casa Museu Leal da Câmara
Casa Museu Leal da Câmara
Casa Museu Leal da Câmara
Casa Museu Leal da Câmara
Casa Museu Leal da Câmara
Casa Museu Leal da Câmara
Casa Museu Leal da Câmara
Casa Museu Leal da Câmara
Casa Museu Leal da Câmara
Núcleo dos Saloios
Núcleo dos Saloios
Núcleo dos Saloios
Núcleo dos Saloios
Núcleo dos Saloios
Núcleo dos Saloios
Núcleo dos Saloios
Núcleo dos Saloios
Núcleo dos Saloios
Núcleo dos Saloios

2. Gruta de Olelas

Gruta de Olelas
Gruta de Olelas
Gruta de Olelas
Gruta de Olelas
Gruta de Olelas
Gruta de Olelas
Gruta de Olelas
Gruta de Olelas

Visitar São João das Lampas e Pêro Pinheiro

Falta mencionar as freguesias de São João das Lampas e de Pêro Pinheiro:

  • O Museu do Ar é a principal atração de Pêro Pinheiro. Abriu ao público em dezembro de 2009, na altura em que se comemoravam os 100 anos da Aviação em Portugal e os 300 da demonstração do balão de ar quente ao rei D. João V por Bartolomeu de Gusmão. Tem diversas áreas expositivas, com imensas aeronaves antigas, motores e componentes aeronáuticos. Vale totalmente a pena visitar!
  • O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas é a principal atração de São João das Lampas. Tem milhares de objetos antigos descobertos no concelho de Sintra, e uma coleção de lápides romanas impressionante. Também vale totalmente a pena visitar!

1. Museu do Ar

Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra
Museu do Ar ao visitar Sintra

2. Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

Roteiro para visitar Sintra de 1 a 4 dias

Falta deixar-te a minha sugestão de roteiro para visitar Sintra em 1, 2, 3 ou 4 dias, baseando-me nas sugestões que deixei ao longo deste artigo.

  • Se quiseres visitar Sintra em 1 dia, utiliza o que vou deixar no dia 1.
  • Se quiseres visitar Sintra em 2 dias, utiliza o que vou deixar nos dias 1 e 2.
  • Se quiseres visitar Sintra em 3 dias, utiliza o que vou deixar nos dias 1, 2 e 3.
  • Se quiseres visitar Sintra em 4 dias, utiliza o que vou deixar nos dias 1, 2, 3 e 4.

DIA 1 Roteiro Sintra | Palácio da Pena, Castelo dos Mouros e Quinta da Regaleira

No 1º dia, foca-te no essencial, principalmente se for o teu único dia. 😀

  • De manhã: sobe ao Palácio da Pena de autocarro e visita-o, incluindo o parque! Ao início da tarde deverás ter o palácio e o parque da Pena visitados.
  • De tarde:
    • Segue para o castelo dos Mouros, e assim que o visitares, desce ao centro histórico de Sintra através do parque do castelo, a pé: para baixo todos os santos ajudam. 😀
    • Visita a Quinta da Regaleira, e com o tempo que restar, vai descobrir o centro histórico de Sintra, parando na Casa Piriquita sem falta.

DIA 2 Roteiro Sintra | Palácio de Monserrate, Convento dos Capuchos, Peninha e Melhores Praias de Sintra

  • De manhã: visita o palácio de Monserrate e o seu parque. Vale a pena, a sério! 🙂
  • Assim que possível:
    • Segue para o Convento dos Capuchos, e posteriormente, para o Santuário da Peninha. Terás de ter carro, para esta etapa.
    • Visita o Cabo da Roca e faz o trilho à praia da Ursa. Caso não tenhas tempo, vai pelo menos ao miradouro da Praia da Ursa, que vale a pena.
    • Passa pelas praias das Maçãs e Azenhas do Mar. Vai dar um mergulho, vai apanhar umas ondas.

DIA 3 Roteiro Sintra | Queluz, Museu do Ar, São Miguel de Odrinhas, Colares

Tens tudo no título. Começa pelo Palácio de Queluz, seguindo para o Museu do Ar e depois para o museu arqueológico de São Miguel de Odrinhas. Passa depois por Colares, de modo a visitares a Adega Regional mais antiga de Portugal. Usa o tempo que sobrar para conhecer mais praias de Sintra e relaxar à beira-mar.

DIA 4 Roteiro Sintra | Outras atrações

Regressa ao centro histórico de Sintra e visita o que ainda não visitaste. Por exemplo, conhece a Villa Sasseti ou o Palácio Biester. Vai fazer um trilho pela serra de Sintra.

O que visitar nos arredores de Sintra

São muitas as opções na região metropolitana de Lisboa, e neste blog tens imensa informação sobre várias delas. 😉 Faz as tuas pesquisas, e diz-me nos comentários se as minhas dicas te foram úteis. Agradeço imenso o teu feedback!

OUTROS ARTIGOS ÚTEIS DO DISTRITO DE LISBOA:
- Visitar a Lourinhã
- Visitar o Cadaval
- Visitar Torres Vedras
- Visitar Alenquer
- Visitar Sobral de Monte Agraço
- Visitar Arruda dos Vinhos
- Visitar Vila Franca de Xira
- Visitar a Amadora
- Visitar Oeiras
- Melhores parques e palácios de Sintra
- Melhores praias de Cascais
- Melhroes praias em Oeiras
- Melhores praias de Sintra
- Melhores praias da Ericeira
- Melhores praias da Lourinhã
- Melhores praias de Torres Vedras
- Melhores praias do Oeste de Portugal
- Visitar a Praia da Ursa

Boas viagens.

Share this content!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *