Santiago do Cacém surpreende com belas praias na costa portuguesa, um parque temático repleto de animais selvagens e um enorme complexo de ruínas romanas. De facto, o Badoca Safari Park e as Ruínas de Miróbriga são dois pontos de passagem obrigatória em qualquer roteiro pelo Alentejo! E as praias… vais adorá-las!
Queres saber tudo o que visitar em Santiago do Cacém? Neste artigo vou apresentar-te os lugares mais óbvios de visita, e também os menos óbvios. Não te falará informação para preparares o teu roteiro completo pela região.
Antes de continuares a ler, já me segues nas redes sociais?
Onde fica Santiago do Cacém?
Santiago do Cacém fica no Alentejo Litoral, mais precisamente no distrito de Setúbal. É um dos maiores municípios de Portugal, que faz fronteira com Grândola, Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Ourique, Odemira e Sines.
MAIS ARTIGOS DO DISTRITO DE SETÚBAL:
- Melhores praias da Costa da Caparica
- Melhores praias de Setúbal
- Visitar a Praia do Ribeiro do Cavalo
- Melhores praias de Sesimbra
- Melhores praias de Tróia, Comporta e Melides
- Passadiços da Costa da Caparica
- Visitar Porto Covo e Sines
- Visitar Palmela
- Visitar Setúbal
- Visitar Sesimbra
- Visitar Alcácer do Sal
- Visitar Grândola

Como chegar a Santiago do Cacém?
Podes chegar facilmente a Santiago do Cacém com a Rede Expressos, a partir de Lisboa. No entanto, presumo que queiras visitar mais do que a cidade, pelo que carro é obrigatório. Aluga um com a Discover Cars, caso não tenhas viatura própria.
Quando visitar Santiago do Cacém?
Podes visitar Santiago do Cacém em qualquer altura do ano, no entanto foca-te na costa se visitares no verão, ou no interior se visitares na primavera ou outono. Não visites o interior do concelho durante o verão, pois as temperaturas podem ser mesmo muito elevadas, o que transformará toda a viagem num pesadelo.
Gastronomia e Restaurantes ao visitar Santiago do Cacém
No que toca a gastronomia, não ficarás mal servid@ com uma caldeirada ou ensopado de enguias, umas migas com carne de porco, ou uma açorda à alentejana. Na doçaria opta pelas alcomonias, bolos feitos à base de pinhão, farinha e mel.
Restaurantes: Ti Lena, Altinho do Lobo, Mercado à Mesa
Onde dormir ao visitar Santiago do Cacém?
Se ainda não reservaste a tua estadia para visitar Santiago do Cacém, considera fazê-lo agora, seguindo as minhas sugestões em baixo, ou então clicando no botão azul para fazeres a tua própria pesquisa de alojamentos disponíveis para as datas da tua viagem! Sempre que possível, opta por alojamentos que permitam cancelamento gratuito, para o caso de teres algum imprevisto.
Alojamento | Pontuação | Localização |
---|---|---|
Monte Sardinha | 8.6 | Santiago do Cacém |
Casas de Miróbriga | 8.6 | Santiago do Cacém |
Hotel Dom Nuno | 8.3 | Santiago do Cacém |
Cerro da Campaniça | 9.4 | Santiago do Cacém |
Octant Santiago | 9.1 | Santiago do Cacém |
Santiago do Cacém | O que visitar, ver e fazer?
Finalmente, tudo o que visitar em Santiago do Cacém. No mapa em baixo encontrarás todos os pontos de interesse que vou mencionar, divididos nas principais localizações do município. Maximiza-o no canto superior direito, para mais detalhe.
Mapa com tudo o que visitar em Santiago do Cacém
Visitar o Centro de Santiago do Cacém e arredores
Comecemos pelo centro de Santiago do Cacém e arredores próximos. Eu recomendo que estaciones o carro algures perto dos Paços do Concelho e Museu Municipal, na base da colina onde a cidade está localizada. A partir daí começarás a explorá-la.
1. Câmara Municipal de Santiago do Cacém e Museu Municipal
O Museu Municipal de Santiago do Cacém fica na mesma praça em que fica a Câmara, no edifício da antiga cadeia. É um museu maioritariamente arqueológico e etnográfico, com um acervo de que fazem parte peças representativas do paleolítico ao período medieval, e ainda imensas peças de cerâmica, pintura, mobiliário, escultura, têxteis, etc.
Depois de teres este espaço visitado, deverás subir ao Castelo de Santiago do Cacém, passando pelo caminho junto do pelourinho e Igreja da Misericórdia. O Castelo é de origem árabe, tendo sido construído no século VIII. Foi reconquistado definitivamente aos mouros em 1217.
2. Igreja da Misericórdia e Pelourinho de Santiago do Cacém
3. Castelo de Santiago do Cacém
4. Igreja Matriz de Santiago do Cacém
Perto do castelo destacam-se a Igreja Matriz de Santiago do Cacém, a Tapada dos Condes de Avilez e a Capela de São Pedro.
- A igreja data do século XIII.
- A tapada foi criada para espaço de lazer e de retiro espiritual, contando com uma casa de chá, uma capela particular e uma espécie de estufa: consiste hoje no parque mais bonito da cidade de Santiago do Cacém.
- E a Capela de São Pedro data da segunda metade do século XVI.
5. Tapada dos Condes de Avilez
6. Capela de São Pedro
7. Parque Verde da Quinta do Chafariz
Regressando ao carro, poderás partir para descobrir outros pontos de interesse em Santiago do Cacém:
- O Parque Verde da Quinta do Chafariz, opcional.
- O Parque Urbano Rio da Figueira, obrigatório. Nele encontrarás piscinas ao ar livre para um mergulho no verão, se decidires visitar a cidade nesta altura.
- E as ruínas de Miróbriga, uma das atrações mais importantes de todo o concelho de Santiago do Cacém. Miróbriga foi um povoado que surgiu durante o Bronze Final e a Idade do Ferro (séculos VI-I a.C.) e permaneceu até ao século IV d.C. Na Época Romana sofreu uma considerável ampliação, contando com um fórum, templos dedicados ao culto imperial e a Vénus, várias lojas, uma hospedaria, termas e hipódromo. Existe centro interpretativo para visitar, de modo a conhecer melhor toda a história do lugar, tendo acesso a diversos artefactos encontrados nas escavações arqueológicas!
8. Parque Urbano Rio da Figueira e Piscinas Municipais
9. Ruínas de Miróbriga e centro de interpretação
Visitar a Costa de Santiago do Cacém
Passando para a costa do município de Santiago de Cacém, obviamente que tenho de referir as melhores praias a visitar:
- A Praia de Santo André, onde poderás aproveitar uma praia de mar mais agitado voltada para o oceano, e outra de águas mais tranquilas voltada para a lagoa. A Lagoa de Santo André está classificada como Zona de Protecção Especial, sendo de incrível biodiversidade biológica.
- A Praia do Monte Velho, também referida como Praia do Porto das Carretas. É notável pelo seu amplo areal e pelos percursos pedestres dos Poços dos Caniços e do Barbarroxa, que oferecem uma experiência íntima com as zonas húmidas da região e suas lagoas. Estes trilhos são um convite perfeito para os entusiastas da observação de aves marinhas, proporcionando uma oportunidade única para explorar a rica biodiversidade local.
- E por fim, a encantadora Praia da Fonte do Cortiço.
1. Praia da Costa de Santo André
2. Praia do Monte Velho
3. Praia da Fonte do Cortiço
Visitar Alvalade
Da costa para o interior de Santiago do Cacém, visitarás a povoação de Alvalade. Para além de uma visita ao seu museu de arqueologia (instalado na igreja da Misericórdia em frente ao pelourinho), faz questão de passar também pela Praça da República, pela Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Oliveira, e pela ponte romana.
1. Jardim da Praça da República
2. Museu de Arqueologia de Alvalade
3. Praça D. Manuel I e Pelourinho de Alvalade
4. Ponte Romana de Alvalade
Visitar o Badoca Safari Park
Ainda em Santiago do Cacém, aguarda-te uma aventura inesquecível no Badoca Safari Park, uma das principais atrações turísticas da Costa Alentejana. No Badoca, a sensação é de uma autêntica viagem a África, sem sair de Portugal. Este parque oferece uma experiência única de um passeio de comboio em estilo safari, e encanta com espetáculos de aves e répteis, oferecendo até uma área dedicada à prática de rafting.
É totalmente obrigatório visitar o Badoca Safari Park, numa passagem por Santiago do Cacém!
Outros pontos de interesse ao visitar Santiago do Cacém
Para terminar, outros pontos de interesse ao visitar Santiago do Cacém, totalmente opcionais:
- A Igreja Matriz do Cercal
- O Baloiço do Moinho das Teimosas.
- A Barragem de Campilhas
- O Museu do Trabalho Rural de Abela.
- O Museu da Farinha de São Domingos.
- E a Barragem Fonte de Cerne.
1. Igreja Matriz do Cercal
2. Baloiço do Moinho das Teimosas
3. Barragem de Campilhas
4. Museu Rural de Abela
5. Igreja de São Domingos e museu da farinha
6. Barragem Fonte de Cerne
O que visitar nos arredores de Santiago do Cacém?
Nos arredores de Santiago do Cacém poderás subir a costa até Melides, ou visitar Grândola e Alcácer do Sal. Que tal seguir para Sines ou Vila Nova de Milfontes?
Em baixo deixo-te uma lista de artigos do município de Setúbal, que te podem ser úteis caso busques inspiração para a tua viagem. 😉 Podes ainda procurar mais sobre o Alentejo neste blog, se preferires.
MAIS ARTIGOS DO DISTRITO DE SETÚBAL:
- Melhores praias da Costa da Caparica
- Melhores praias de Setúbal
- Visitar a Praia do Ribeiro do Cavalo
- Melhores praias de Sesimbra
- Melhores praias de Tróia, Comporta e Melides
- Passadiços da Costa da Caparica
- Visitar Porto Covo e Sines
- Visitar Palmela
- Visitar Setúbal
- Visitar Sesimbra
- Visitar Alcácer do Sal
- Visitar Grândola
Boas viagens.