SEGURO DE VIAGEM: Benefícios e 5% de desconto!

Andas de carro sem utilizar o cinto de segurança? Eu já o fiz, todos já o fizemos, esperamos nunca precisar dele, mas também sabemos que ele está lá para prevenir que nos magoemos num eventual acidente.

Shit happens, right? (desculpa o vocabulário!)

Um Seguro de Viagem (o da IATI ou outro qualquer) pode prevenir que magoes a tua carteira e conta bancária perante um imprevisto em viagem! Todos esperamos nunca precisar de recorrer a ele, isso será até bom sinal, mas é importante considerá-lo para mais tranquilidade na hora de viajar.

usman omar Q zdaa tVq4 unsplash scaled
Photo by Usman Omar on Unsplash

1. Vantagens e Benefícios de um seguro de viagem

O seguro de viagem é importante quer para um viajante experiente e frequente, quer para alguém que dá os primeiros passos pelo mundo das viagens. Claro que o tipo de viagem praticada tem influência nos riscos a que podes estar sujeit@, mas imprevistos ocorrem com todos:

  • Imagina que te assaltam e roubam todo o equipamento fotográfico e de filmagem que transportas contigo? Ou pura e simplesmente o computador ou o telemóvel?
  • E se tiveres de cancelar uma viagem por motivos de força maior, pouco tempo antes de partir?
  • Ou então, quem vai cobrir os custos de prolongamento de viagem por uma qualquer catástrofe natural no destino? Terremoto, tempestade, furacão, etc?

Estes são só três exemplos a que todos estamos sujeitos, independentemente do tipo de viagem que praticamos. E nem sequer mencionei ainda a questão da saúde!

O Seguro de Viagem e a Saúde

Para a saúde, um seguro de viagem cobre bem mais do que a assistência médica no estrangeiro. Essa assistência é o único benefício que o gratuito Cartão Europeu de Saúde te permite numa visita temporária a países da União Europeia.

  • Um seguro de viagem cobre também os custos com o repatriamento, se depois de um acidente for decidido que tens de regressar a Portugal.
  • Um seguro de viagem cobre também os custos de envio e alojamento temporário de um familiar teu no país onde ficares hospitalizad@, para que possas ter acompanhamento próximo.
  • Um seguro de viagem pode cobrir-te em acidentes relacionados com desportos de aventura, dependendo da apólice de seguro selecionada.

Todos estamos sujeitos a acidentes em viagem! Imagina que cais das escadas do hotel e partes uma perna? Ou que o transporte público em que circulas sofre um acidente e tens de ser hospitalizad@ de urgência? Ou que comes algo estragado num restaurante que até tinha boas referências (julgavas tu!)? Não conheces ninguém que já tenha passado mal no estrangeiro?

Eu nunca sofri de um imprevisto grave ao viajar, e espero honestamente nunca me acontecer nada que me leve a ter de recorrer ao seguro. Eu até já arrisquei viajar sem seguro para muitos dos meus destinos de viagem. Mas sabe tão bem viajar com alguma paz de espírito por saber que estamos cobertos contra as principais eventualidades. Hoje em dia, tento não vacilar!

Um seguro de viagem é obrigatório?

Se um seguro de viagem é obrigatório? Geralmente não, mas já existem países que obrigam fazer seguro para que sejam visitados. Viajar com seguro de viagem é viajar mais tranquilo, e por isso recomendo o seguro de viagens da IATI, para o qual tens 5% de desconto se seguires o meu link afiliado. 😉 Não terás este mesmo desconto se o fizeres diretamente com a IATI!

IATI ESTRELA PREMIUM SEGURO VIAGEM Iati seguros

2. “Desvantagens” de um Seguro de Viagem

O preço é a única real desvantagem, já que se trata de algo que podes nunca precisar de usar (e esperemos que não precises mesmo!). Um Seguro de Viagem é mais um custo a ter em consideração ao viajar, que terás de adicionar ao custo de voo, alojamento ou aluguer de carro.

Se tiveres de recorrer ao seguro por uma determinada eventualidade, também não é certo que vais ser cobert@ ou reembolsad@. Para que isso aconteça tens de preparar muito bem a exposição do caso, ter toda a documentação necessária e cumprir todos os passos descritos na apólice de seguro contratada.

Ler atentamente a Apólice do Seguro de Viagem!

É por isso obrigatório ler as vezes que forem necessárias a apólice de seguro! É importante saber o que está coberto pelo seguro, e o que não está! E é importante saber quais os requisitos da seguradora para que possas recorrer ao seguro perante um imprevisto. Por exemplo, não penses que te vão cobrir o roubo da tua máquina fotográfica só porque tu dizes que foste assaltad@: tens de provar, e a forma de provar é-te exposta na apólice do seguro!

Se estudares bem todos os procedimentos, estas “desvantagens” ou “cuidados a ter” na compra de seguro de viagem podem ser drasticamente minimizadas.

3. Porque comprar seguro de viagem com a IATI? (5% Desconto!)

Eu recomendo a IATI porque não existem franquias nem adiantamentos. E porque tem um serviço de atendimento 24h disponível todo o ano na língua portuguesa! Perante um azar em viagem, sei que terei alguém para me suportar e ajudar a encontrar uma solução!

4. Como comprar um seguro de viagem IATI?

É muito simples, e vou apresentar-te uma breve simulação no portal da IATI.

Imagina que queres viajar para Índia durante 15 dias. No menu inicial, seguindo o meu link com 5% de desconto, deves introduzir o país de destino como sendo a Índia, e o período de viagem. Eu indiquei que viajaria de 13 a 26 de Setembro, que procuro um seguro de viagem, e depois cliquei em calcular seguro.

image 19

Na página seguinte aparecem todos os seguros disponíveis para o país que eu pretendo visitar, neste caso a Índia, e os respetivos preços. Como a IATI tem diversas alternativas de seguro, para diversas necessidades, é sempre importante fazer comparações, e para isso podes selecionar 3 das alternativas apresentadas para saber mais sobre elas antes de as contratar.

image 20

Neste caso específico eu escolhi saber mais sobre o IATI Standard, o IATI Mochileiro e o IATI Estrela, obtendo uma lista enorme de coberturas para cada um deles, lado a lado, para fácil comparação. Selecionando, por exemplo, o IATI Mochileiro para contratar, sou questionado sobre opcionais ao seguro, nomeadamente cancelamento. O custo é ajustado com base na minha resposta.

São também apresentados os termos desse contrato de cancelamento, e deves ler atentamente todas as cláusulas do documento oficial da IATI.

image 21

Só depois passo para a fase de pagamento e introdução de dados pessoais! É muito importante ler as condições do contrato que vão estar presentes em link nas páginas seguintes da IATI! Lembras-te do que falei anteriormente? Mesmo tendo olhado atentamente as tabelas comparativas de seguro, é importante ler e reler todos os detalhes da apólice!

5. Seguro de viagem para escapadinhas em Portugal!

E se quiseres ir para os Açores ou para a Madeira, que tanto te oferecem em turismo de aventura com imensos trilhos para percorrer? Existem riscos associados, não existem?

A IATI tem à tua disposição o seguro IATI Escapadinhas, que podes comprar simplesmente fazendo a pesquisa com destino a Portugal, do mesmo modo que te apresentei para o exemplo anterior. 😉

Boas viagens seguras, pessoal!