Lamego é uma cidade fascinante! É histórica e monumental, e um ponto obrigatório de paragem em diversos roteiros por Portugal. Eu visitei Lamego quando fiz a Estrada Nacional 2, e regressei quando fui conhecer o Douro. Mas já antes havia passado por lá, curioso para subir ao incrível Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

Lamego é aquela cidade que surpreende sempre, e pelo seu riquíssimo património religioso, é fácil ficar nos favoritos de qualquer roteiro de viagem. O Museu de Lamego, por exemplo, é dos melhores que já visitei em Portugal, e a Catedral de Lamego tem dos interiores mais bonitos no que diz respeito a igrejas. Nenhum destes, porém, chega aos calcanhares da lindíssima Igreja do Desterro, que por fora não aparenta nada a grandiosidade que é por dentro!
Não faltam motivos para visitar Lamego! Neste artigo espero ajudar-te a decidir fazê-lo o mais rápido possível, e orientar-te com informação útil para preparação dessa viagem. Lamego é um sítio ideal para uma escapadinha de fim de semana! Vem descobrir tudo o que visitar em Lamego, o que ver e o que fazer.
Onde fica Lamego?
Lamego fica entre Peso da Régua e Castro Daire, quando pensamos na Estrada Nacional 2. Ou então fica entre Resende e Armamar, se o foco for a Estrada Nacional 222 junto do Rio Douro.
É um concelho do distrito de Viseu, e ainda tem Mesão Frio e Tarouca como municípios vizinhos para além dos outros mencionados.
LINKS ÚTEIS SOBRE A REGIÃO DO DOURO:
- Roteiro Porto
- Visitar Vila Nova de Gaia
- Visitar Castelo de Paiva
- Visitar Cinfães
- Visitar Baião
- Visitar Mesão Frio
- Visitar Peso da Régua
- Visitar Pinhão
- Visitar Resende
- Visitar Tabuaço
- Visitar Armamar
- Visitar São João da Pesqueira
- Visitar Sabrosa
- Visitar Alijó
- Visitar Vila Nova de Foz Côa
- Visitar Carrazeda de Ansiães
- Visitar Torre de Moncorvo
- Visitar Figueira de Castelo Rodrigo
- Visitar Freixo de Espada à Cinta
- Visitar Mogadouro
- Visitar Miranda do Douro
Quando visitar Lamego?
Podes visitar Lamego em qualquer altura do ano e sair de lá satisfeit@. Se as multidões te incomodam, então até aconselho visitar Lamego fora das principais datas de festividades.
Mas Lamego tem dois eventos anuais imperdíveis.
Um deles faz parte das 7 maravilhas da Cultura Popular: são as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, no início de Setembro. O outro é o Entrudo de Lazarim, dos mais tradicionais e genuínos de Portugal.
O que comer e onde comer ao visitar Lamego?
- Há que provar as Bôlas de Lamego. Estas são completamente obrigatórias, e bem tradicionais.
- Para uma boa refeição, o cabrito assado desta região nunca desilude.
- E para sobremesa, que tal Biscoito da Teixeira?
- A bebida será obviamente Vinho do Porto.
No que diz respeito a restaurantes onde comer ao visitar Lamego, tens muitas opções fabulosas, mas algumas delas não são para todos os bolsos, como é o caso do Douro Excellence. Para um restaurante bom e barato, a Casa Filipe é a minha sugestão: olha que tem muita qualidade! Para excelentes tapas e petiscos, dirige-te à Casa da Rua.
Onde dormir ao visitar Lamego
Alojamento | Pontuação | Destaque |
---|---|---|
Delfim Douro Hotel | 9.0 | 4 Estrelas |
Six Senses Douro Hotel | 9.5 | 5 Estrelas |
Cantinho do Colégio | 9.5 | Cidade |
Quinta da Pacheca | 9.1 | 4 Estrelas |
Lamego | O que visitar, ver e fazer?
Uma visita a Lamego divide-se entre o centro histórico, os arredores do centro histórico, e o Douro. Foi mais ou menos dessa forma que estruturei este artigo, e é dessa forma que te vou apresentar o que fazer em Lamego num roteiro de 2 dias.
Mapa com tudo o que visitar em Lamego
Conhecer o Centro Histórico de Lamego
No centro histórico de Lamego recomendo estacionar o carro algures junto da Loja Interativa de Turismo. Tens parque de estacionamento por lá, que podes utilizar! O teu roteiro deve começar por uma passagem pela loja para recolher um dos mapas turísticos da cidade.
1. Visitar o Museu de Lamego
Através desse mapa turístico vais perceber que a primeira grande atração a visitar, por estar mais perto do posto de turismo, é o extraordinário Museu de Lamego.
O Museu de Lamego é dos meus preferidos em Portugal, tal como referi no inicio deste artigo. Fica no antigo Paço Episcopal, e no interior encontras coleções impressionantes de pintura, escultura, cerâmica, ourivesaria, mobiliário, tapeçaria, ou gravura. Alguns dos integrantes destas coleções são Tesouro Nacional.
O maior destaque vai claramente para as capelas revestidas em talha dourada transladadas para ali a partir do antigo Convento das Chagas. Que total absurdo, que detalhes brutais!
Sabe mais sobre horários e preços do museu no site oficial.
2. Entrar na Catedral de Lamego
Depois do Museu de Lamego, vem a Catedral de Lamego. Este é um dos maiores edifícios da cidade, que impressiona tanto por fora como por dentro.
Destaca-se obviamente o claustro do século XVI, os 3 trabalhados pórticos de entrada, a torre de origem românica que já serviu de cadeia, e as pinturas coloridas do teto da igreja. Isto para não falar também dos altares em talha dourada.
3. Admirar o Teatro Ribeiro Conceição
Já o Teatro Ribeiro Conceição fica do lado de lá da estrada. É um edifício do século XVIII, mas só surgiu enquanto teatro no século XX. Eu fiquei fascinado com as simples mas lindas esculturas femininas a dar as boas vindas na escadaria de entrada. Faz por assistir a um espetáculo, numa das tuas noites a visitar Lamego.
4. Passear pelo Bairro da Ponte
A partir do Largo da Sé, segue em direção ao Bairro da Ponte pela Nacional 226: fica à distância de uma breve caminhada. No bairro passarás pela mencionada ponte, descobrirás as suas ruelas, e conhecerás as igrejas de Nossa Senhora dos Aflitos e de Nossa Senhora dos Meninos.
5. Visitar a Igreja do Desterro
Depois virá a Igreja do Desterro. Por fora esta igreja não parece nada de especial, mas por dentro tem uma talha dourada superior às que encontraste no Museu de Lamego. Esta é para mim a mais bonita igreja de Lamego, e das mais bonitas que já vi em Portugal. Faz os possíveis e impossíveis por conseguir visitá-la!
6. Conhecer a Igreja e Convento de Santa Cruz
Em frente do Convento de Santa Cruz verás equipamento militar, e isso deve-se ao facto de hoje ele ser sede e quartel de uma Unidade do Exército Português. A Igreja continua a ser visitável, porém, se pedires com jeitinho. 😀 O Convento é do século XVI, possui um aspeto bem fortificado, e do interior da igreja destacam-se os painéis de azulejo.
7. Subir ao Santuário de Nossa Senhora do Remédios
No que diz respeito ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, sempre tive dificuldade em decidir se é mais bonito ou não que o Bom Jesus de Braga. O Escadório do Bom Jesus parece-me melhor, mas a Igreja do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios é mais elegante que a do outro. Escolha muito difícil, o melhor é mesmo não escolher.
O que eu recomendo é que subas à igreja pela escadaria e desças pelo parque do santuário, ou Parque de Santo Estevão, repleto de recantos para também descobrir: eu adorei as grutas, por exemplo!
Outros dos destaques do monumento são:
- O Pátio dos Reis e a Fonte dos Gigantes, no topo do escadório.
- A Fonte do Pelicano
- E o Pátio de Nossa Senhora de Lurdes e a Fonte da Sereia
Gostei do pormenor de existirem fontes de água potável na subida ao Santuário.
8. Caminhar pela Avenida Doutor Alfredo Sousa e Jardim Visconde Guedes Teixeira
De regresso à base do escadório, há que explorar bem a praça principal da cidade: a Avenida Doutor Alfredo Sousa e o seu jardim. O mais importante é observar o movimento das pessoas, sentar algures numa esplanada para um refresco, ou até para o almoço, e não esquecer de notar os lagos e estátuas alusivas às 4 estações do ano.
9. Passar pela Capela e Fonte do Espirito Santo
Ao fundo do jardim, junto do monumento em homenagem ao Regimento de Infantaria 9, fica a Fonte e a Capela do Espírito Santo, ambos pontos turísticos obrigatórios a visitar antes de subir para o castelo de Lamego.
10. Subir ao Castelo de Lamego, entrando pela Porta do Sol
É possível visitar a Torre de Menagem do Castelo de Lamego que remonta ao século XII. No exterior podes caminhar pela praça de armas e subir à muralha para vista sobre a cidade.
Outro dos miradouros para a cidade obtém-se junto da Porta do Sol, e aliás, essa é a entrada para o recinto do castelo, para quem sobe a partir da Avenida Doutor Alfredo Sousa.
11. Visitar a Cisterna de Lamego
Também no interior do recinto muralhado fica a Cisterna de Lamego. É gigantesca, com 20 metros de comprimento e 10 de largura, datando originalmente do século XIII.
12. Sair do recinto do Castelo pela Porta dos Figos
Do outro lado do recinto fica a Porta dos Figos e o seu núcleo arqueológico. No interior podes caminhar literalmente por cima das ruínas visitáveis, já que o chão é envidraçado.
13. Passear pelo Jardim da República e Parque Isidoro Guedes
Junto da Câmara Municipal de Lamego ficam dois dos mais bonitos espaços verdes da cidade. O Jardim da República é sem dúvida o melhor dos dois, com os seus lagos, coreto, bancos de jardim e muitas flores.
14. Admirar o que sobra da Igreja das Chagas
Era junto a este jardim que ficava o antigo Convento das Chagas, destinado a freiras clarissas. Dele só resta hoje a Igreja, e o património mais espetacular foi doado ao Museu de Lamego para preservação.
15. Visitar a Igreja de Nossa Senhora da Graça, a Igreja de Santa Maria de Almacave e a Igreja de São Francisco
Estas 3 igrejas, para terminar o centro histórico, ficam a caminho do regresso à Avenida Doutor Alfredo Sousa.
A primeira, a Igreja de Nossa Senhora da Graça, é o que resta do antigo Convento dos Gracianos, do século XVII, que mais tarde foi demolido dando origem ao edifício da Câmara Municipal de Lamego.
A Igreja de Santa Maria de Almacave, é de origem românica, do século XII. E a Igreja de São Francisco é o que resta de um antigo convento do século XVI.
Visitar os arredores da cidade de Lamego
Estando de regresso ao carro, há que explorar os arredores do centro histórico e da cidade.
1. Ir até à Barragem da Régua e Barragem do Varosa
A Barragem da Régua dispensa apresentações. É uma barragem no rio Douro que de um lado tem Lamego e do outro Peso da Régua.
A Barragem do Varosa, por sua vez, surge após convergência do Rio Balsemão no Rio Varosa, sendo bem mais selvagem que a anterior, encaixada entre escarpas rochosas antes do desaguar do rio Varosa no Douro. A paisagem é sublime.
2. Visitar a Capela de São Pedro de Balsemão e o Convento de Santo António de Ferreirim
A Capela de São Pedro de Balsemão tem origem no século VII, na época visigótica. Claro que o edifício atual é fruto de reconstruções posteriores. O interior é fabuloso, com peças de elevadíssimo valor, e a paisagem envolvente também é bem bonita, já que fica nas margens do Rio Balsemão.
Por sua vez, o Convento de Santo António de Ferreirim foi em tempos da ordem Franciscana e é acompanhado por uma torre medieval. Este, infelizmente, ainda não consegui visitar por dentro.
Tanto a Capela de São Pedro Balsemão como o Convento de Santo António de Ferreirim fazem parte de um grupo de monumentos que integram a Rota do Vale do Varosa, partilhada com o município de Tarouca. Destaque para o Mosteiro de Salzedas, Ponte e Torre de Ucanha, e Mosteiro de São João de Tarouca.
3. Conhecer a tradição do Entrudo de Lazarim no Centro Interpretativo da Máscara Ibérica
Já no início do artigo mencionei que devias visitar Lamego durante o carnaval, e ir até Lazarim participar no entrudo. Mas se não conseguires visitar Lamego no carnaval, deixo-te a hipótese de em contrapartida visitares o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica.
No centro conhecerás a história deste carnaval, saberás como são feitas as máscaras e com que materiais, vais ter a possibilidade de ver exemplares reais de máscaras e disfarces de carnaval, e divertir-te com muitas das fotografias de carnavais anteriores.
Como escreveu Álvaro de Campos: A vida é uma tremenda bebedeira | Eu nunca tiro dela outra impressão | Passo nas ruas, tenho a sensação | De um carnaval cheio de cor e poeira... | Cada momento é um carnaval imenso | Em que ando misturado sem querer | Se penso nisto maça-me viver | E eu, que amo a intensidade, | acho isto intenso.
Descobrir o Douro Vinhateiro ao visitar Lamego
Deves passar pela Barragem da Régua e fazer um passeio pela Estrada Nacional 222, mas não só. Tenho outras sugestões para o teu roteiro em Lamego.
1. Fazer o PR2 – Trilho do Vinho do Porto ao visitar Lamego, a partir da Igreja de Samodães
O Trilho do Vinho do Porto é uma das alternativas em cima da mesa. Não é um daqueles trilhos que eu considere obrigatório, mas é para mim o mais interessante a fazer em Lamego. Deixo-te link para o wikiloc.
Mesmo que não faças o trilho, vai até à Igreja de Samodães, pois do miradouro junto da igreja consegues observar ao longe a cidade de Peso da Régua e o rio Douro.
2. Visitar Peso da Régua
Lamego e Peso da Régua são como cidades irmãs. Sempre que visito uma, acabo por visitar também a outra, ou quase sempre! Afinal, a cidade de Lamego não fica à beira do Douro como Peso da Régua fica, e portanto, quando nos aproximamos do rio, acabamos por ver as pontes de Peso da Régua e não resistir.
Não resistas! 😉
3. Visitar a Quinta da Pacheca
Outra alternativa para conhecer melhor o património natural da região do Douro é fazer uma visita a algumas das quintas do Douro em Lamego. Eu recomendo a Quinta da Pacheca, que promove diversas atividades para o visitante, mediante marcação prévia.
Podes participar nas vindimas, se procuras uma experiência mais profunda, ou então visitar simplesmente as adegas e as vinhas, e fazer provas de vinho. Confirma no site oficial tudo aquilo em que podes participar e entra em contacto com a quinta. 😉
Mais dicas de viagem para visitar Lamego
- Fazer Seguro de Viagem com a IATI (5% de desconto com este link)
- Alugar carro com a Discover Cars
Excursões no Douro com a Get Your Guide, Viator ou Civitatis
E aproveito para te deixar também algumas sugestões de excursões e atividades no Douro com a Get Your Guide, Viator ou Civitatis. São dicas para o geral da região:
Atividades no Douro com a Get Your Guide:
1 - Excursão pelo Vale do Douro, com Vinhos, Barco e Almoço (a partir do Porto)
2 - Excursão pelo Vale do Douro (a partir do Porto ou Régua)
3 - Passeio de 2 horas em Barco Rabelo, a partir do Pinhão
4 - Passeio de 1 hora em Barco Rabelo, a partir do Pinhão
5 - 4 horas de aluguer de Caiaque no Pinhão
6 - Cruzeiro do Porto à Régua com almoço
7 - Piquenique Panorâmico na Quinta do Tedo (Tabuaço / Armamar)
8 - Visita à Quinta do Bonfim com degustação (Pinhão)
Atividades no Douro com a Viator:
1 - Excursão ao Vale do Rio Douro com vinhos, barco e almoço (a partir do Porto)
2 - Excursão vinícola ao autêntico Douro incluindo almoço (a partir do Porto)
3 - Excursão vinícola ao Vale do Douro: visita a três vinhas (a partir do Porto)
4 - Excursão com passeio de barco (a partir da marina do Douro)
5 - Excursão pelo Vale do Douro a partir do Pinhão
Atividades no Douro com a Civitatis:
1 - Visita à Adega da Quinta da Pacheca
2 - Passeio de Barco Privado pelo Rio Douro
3 - Passeio de Barco em Peso da Régua
4 - Tour pela região do Douro
5 - Tour de 2 dias pelo Vale do Douro
6 - Tour de Vinhedos e Adegas
O que visitar nos arredores de Lamego?
LINKS ÚTEIS SOBRE A REGIÃO DO DOURO:
- Roteiro Porto
- Visitar Vila Nova de Gaia
- Visitar Castelo de Paiva
- Visitar Cinfães
- Visitar Baião
- Visitar Mesão Frio
- Visitar Peso da Régua
- Visitar Pinhão
- Visitar Resende
- Visitar Tabuaço
- Visitar Armamar
- Visitar São João da Pesqueira
- Visitar Sabrosa
- Visitar Alijó
- Visitar Vila Nova de Foz Côa
- Visitar Carrazeda de Ansiães
- Visitar Torre de Moncorvo
- Visitar Figueira de Castelo Rodrigo
- Visitar Freixo de Espada à Cinta
- Visitar Mogadouro
- Visitar Miranda do Douro
4 comments
Fiquei admirado por não ter feito qualquer referência ao Parque Biológico de Lamego.
Abraço
Olá Juvenal.
Tem toda a razão, obrigado por deixar aqui a dica para futuros leitores deste artigo. 😉 De facto, não o visitei!
Tentarei fazê-lo numa futura passagem pelo norte de Portugal, e irei contemplá-lo numa próxima atualização do artigo.
Obrigado.
Pedro
Olá, tudo bem?
Agradeço imensamente por ter compartilhado sua experiência!
Estamos hospedados no Vila Galé Collection e não sabíamos qual programação fazer em apenas 1 dia, foi aí que encontrei sua página!
A exceção dos itens 13 e 14 do dia 1, conseguimos fazer exatamente tudo! Foi perfeito e a sequência deles é ainda melhor/ adequada.
Adiciono a sugestão para que almocem ao lado da Sé de Lamego, na Adega Matos… que lugar perfeito, que comida portuguesa maravilhosa. Recomendamos o bacalhau e a sobremesa de Mousse de Chocolate 🥰. O Sr. Sebastião é incrivelmente acolhedor.
Enfim, estamos super felizes com todas as dicas! Obrigada, continue seu trabalho!❤️
Olá Josielle! 🙂 Fico feliz por ter ajudado na vossa viagem.
Um abraço.