Trilho da Cascata Cela Cavalos e Poço Dola (Gerês)

Cascata Cela Cavalos no Gerês
Cascata Cela Cavalos no Gerês

Share this content!

O Trilho da Cascata Cela Cavalos e Poço Dola, passando pelo prado das Biduiças, é dos mais bonitos que já fiz no Parque Nacional da Peneda Gerês. Não faltam cascatas monumentais, ribeiros para atravessar, paisagens de montanha, vales encantadores, miradouros espetaculares, e claro, lagoas do Gerês belíssimas e propícias para um mergulho a meio da caminhada.

Eu na Cascata Cela Cavalos em pleno Gerês
Eu na Cascata Cela Cavalos em pleno Gerês

Mas o trilho ao Poço Dola é um trilho exigente. Não o considerei extremamente difícil, mas caminhei durante quase 17km, 6 horas de caminhada mas 9h até regressar ao ponto de partida. O trilho está apenas mariolado, pelo que recomendo que utilizes navegação GPS (mais informação no fundo deste artigo).

Poço Dola no Parque Nacional da Peneda Gerês
Poço Dola e respectiva cascata

Não é de todo um trilho que alguém que não é experiente deva fazer, pelo que a minha sugestão é que comeces por outros trilhos do Gerês se não o fores. Que tal fazer apenas a caminhada até à Cascata Cela Cavalos que é relativamente fácil?

Neste artigo podes esperar uma descrição completa do Trilho até à Cascata Cela Cavalos e Poço Dola, com dados técnicos sobre o percurso, muitas fotografias, e sugestões para que o faças de forma segura.

Paisagens do Trilho da Cascata Cela Cavalos e Poço Dola
Paisagens do Trilho da Cascata Cela Cavalos e Poço Dola

Quando fazer o Trilho da Cascata Cela Cavalos e Poço Dola?

Eu fiz este trilho no fim de Maio, e foi excelente. Recomendo que o faças na primavera para veres o Gerês florido enquanto caminhas pela montanha. A paisagem nessa estação do ano é tão extraordinária que quase te esqueces do esforço que tens de fazer para subir até ao Poço Dola. 🙂

Fazer o trilho em Maio ou Junho vai também permitir-te que não o faças em meses extremamente quentes, e ao mesmo tempo os dias serão já relativamente grandes com muitas horas de sol para aproveitar junto das cascatas e lagoas do Gerês.

Gerês florido no Vale da Abelheira
Gerês florido no Vale da Abelheira

Deves reservar um dia inteiro para fazer o trilho, e claro, começar bem cedo. Eu comecei por volta das 8:30 da manhã, e dessa forma tive tempo para todas as paragens para fotografia, apreciar a vista, descansar, almoçar no prado das Biduiças junto do curral, e mergulhar nas águas geladas de uma das lagoas.

Como curiosidade, eu não encontrei ninguém ao longo de todo o trilho. Tive o Gerês e todo o seu esplendor só para mim durante este dia de primavera.

MUITA ATENÇÃO: Não fazer em dias de chuva ou em dias após ter chovido. Em algumas etapas vais caminhar sobre rocha, que ao estar molhada pode adicionar extremo perigo à caminhada.
Cascatas junto do Poço Dola
Cascatas junto do Poço Dola

Ponto de Partida do Trilho da Cascata Cela Cavalos e Poço Dola

O trilho começa e termina junto da Capela de Santa Luzia, em Cela, município de Montalegre e distrito de Vila Real. É possível estacionar ali o carro, mas para isso tens de percorrer as estradas estreitas e em calçada da aldeia, passando depois por uma de terra batida até chegar à capela.

Se preferires, podes deixar o carro junto da entrada para a aldeia, e depois caminhar até à capela para iniciar o trilho. É um percurso pedestre circular, pelo que o inicio e o fim será o mesmo!

Capela de Santa Luzia em Cela
Capela de Santa Luzia em Cela

Principais características do Trilho da Cascata Cela Cavalos e Poço Dola

  • Dificuldade: moderada a difícil – recomendado apenas para pessoas que já tenham feito diversos outros trilhos de montanha.
  • Sem marcação oficial (apenas mariolado)
  • Altitude mínima: aproximadamente 550 metros, junto da cascata de Cela Cavalos
  • Altitude máxima: aproximadamente 1050 metros, junto do prado das biduiças e Poço Dola
  • Distância: aproximadamente 16km
  • Trilho Circular
  • Tempo total para concluir o trilho: 9 horas incluindo paragens.
  • Total de tempo em movimento: 6 horas.
Miradouro para o Poço Dola junto do ponto de maior altitude do percurso
Miradouro para o Poço Dola junto do ponto de maior altitude do percurso

Mapa dos principais pontos de interesse do trilho da Cascata Cela Cavalos e Poço Dola

Os principais pontos de interesse do trilho da Cascata Cela Cavalos e Poço Dola são os seguintes (opinião pessoal):

  • Capela de Santa Luzia (onde começa e termina o trilho)
  • Cascata Cela Cavalos
  • A subida do Vale da Abelheira
  • Miradouro para o prado das Biduiças
  • Curral das Biduiças e envolvência
  • Piocas do ribeiro das Biduiças antes de chegar ao Poço Dola
  • Cascatas do Poço Dola e fabulosa lagoa
  • Miradouro para o Poço Dola junto do ponto mais alto do percurso
  • Os enormes rochedos ao descer novamente a serra

Deixo-te em baixo um mapa com as principais localizações (ponto de partida, Cascata Cela Cavalos, Curral das Biduiças e Poço Dola):

Descrição do Trilho da Cascata Cela Cavalos e Poço Dola

Este trilho é dos mais bonitos que já fiz no Gerês. A Cascata Cela Cavalos é monumental e surpreendeu-me. No topo da montanha, porém, está a real beleza do trilho.

Mas apesar de ser extraordinário, este trilho do Gerês tem também etapas de menos interesse, das quais destaco os dois breves trajetos em estrada asfaltada, e os caminhos largos em terra batida que vais caminhar em alguns lugares.

Estradas de terra batida do Trilho ao Poço Dola e Cascata Cela Cavalos
Estradas de terra batida do Trilho da Cascata Cela Cavalos e Poço Dola

1. Início do trilho junto da Capela de Santa Luzia, e descida à Cascata de Cela Cavalos

Esta etapa é uma das menos interessantes. O percurso é em estrada larga de terra onde creio que até um carro todo o terreno conseguirá passar. É sempre a descer até à zona da cascata Cela Cavalos, pelo que será um bom aquecimento para a restante caminhada. O trilho do wikiloc que vou sugerir neste artigo indica o sentido contrário, mas honestamente recomendo que o faças como eu optei por fazer.

Antes de chegar à Cascata de Cela Cavalos encontras uma ponte da madeira para atravessar. Quando fiz o trilho existia sinalização a indicar mau estado da ponte, mas achei-a relativamente estável e segura.

Ponte de Madeira ao chegar à Cascata Cela Cavalos
Ponte de Madeira ao chegar à Cascata Cela Cavalos

2. Possibilidade de mergulhar na Lagoa da Cascata de Cela Cavalos

Cheguei à cascata bem cedo e ela já estava iluminada pelo sol. É uma cascata gigantesca como podes perceber nas fotografias em baixo, onde eu apareço para te dar alguma noção de “escala”. Acredita que ao vivo ela é ainda mais impressionante.

A Cascata tem uma pequena lagoa onde podes mergulhar, mas eu optei por simplesmente ficar a observar a queda de água, tirar muitas fotografias, e refrescar-me mais tarde.

Eu comparativamente à dimensão da Cascata Cela Cavalos
Eu comparativamente à dimensão da Cascata Cela Cavalos
Cascata Cela Cavalos no Gerês
Eu comparativamente à dimensão da Cascata Cela Cavalos
Cascata Cela Cavalos no Gerês
Cascata Cela Cavalos no Gerês
Cascata Cela Cavalos no Gerês
Cascata Cela Cavalos no Gerês

3. Subida do Vale da Abelheira

A partir da Cascata Cela Cavalos vais continuar a percorrer caminhos largos de terra batida: nada muito interessante, mas necessário para ligação ao resto do trilho e para o transformar em percurso circular.

A certa altura esses caminhos vão levar-te até estrada asfaltada, na qual vais caminhar por cerca de 2 km. Quando regressares a estradas de montanha, o trilho vai finalmente ganhar interesse.

Colmeias de abelhas ao longo do trilho
Colmeias de abelhas ao longo do trilho
Conduta de água após trajeto em estrada asfaltada
Conduta de água após trajeto em estrada asfaltada

É a partir da conduta de captação de água que encontrarás pelo caminho que darás inicio à principal e mais difícil subida do trilho. Da cascata Cela Cavalos até aqui já estiveste a subir, mas de forma mais lenta e tranquila. A partir daqui a subida será mais íngreme e exigente. Ao mesmo tempo a paisagem será mais fascinante e motivadora.

A subida após esta conduta (por baixo da qual vais passar), acompanha sempre o ribeiro da abelheira, pelo que o som da água a descer o vale vai ser sempre uma constante. Não existe um caminho propriamente dito, é subir pelo meio do mato, sempre atent@ às mariolas e ao gps.

Subida mariolada do Vale da Abelheira
Subida mariolada do Vale da Abelheira

O vale é brutal! A partir do meio da subida faz uma paragem para olhar em redor. As paisagens são um absurdo (de bom!), a 360 graus. Se for primavera, as cores vão ser espetaculares. Confesso-te que apesar de ter sentido a dificuldade da subida, não me senti cansado quando cheguei ao topo. Porque será?

Imagens do Vale da Abelheira
Imagens do Vale da Abelheira
Imagens do Vale da Abelheira
Imagens do Vale da Abelheira
vale da abelheira 3
Imagens do Vale da Abelheira

4. Almoço junto do Curral das Biduiças

Lá de cima é impressionante a vista tanto para o vale que acabaste de subir como para o prado das Biduiças que te vai aparecer em frente. Este tem cores ainda mais incríveis que o vale da Abelheira, na minha opinião. Ao longe vais já poder observar o ribeiro das biduiças e o que envolve o fabuloso Poço Dola. O poço propriamente dito ainda não é observável daqui.

A vista para o ribeiro das Biduiças ao chegar ao topo do Vale da Abelheira
A vista para o ribeiro das Biduiças ao chegar ao topo do Vale da Abelheira

Eu recomendo que vires à esquerda em direção ao centro do Prado das Biduiças onde fica o curral. Quando visitei deparei-me infelizmente com lixo dentro do curral, provavelmente deixado por quem ali acampou. Tenta não fazer o mesmo! Do lado de fora encontrei ramos soltos que provavelmente recolheram para acender uma fogueira à noite, e um banquinho improvisado.

Independentemente de tudo, é aqui que recomendo que almoces. Serão provavelmente horas disso, quando aqui chegares. Junto do curral encontrarás o ribeiro das biduiças que terás de atravessar para continuar o trilho. O ribeiro é muito bonito e a envolvência é qualquer coisa de mágico. O Gerês é um festival de spots!

Prado das Biduiças
Prado das Biduiças
Ribeiro do Prado das Biduiças
Ribeiro do Prado das Biduiças
Curral das Biduiças
Curral das Biduiças
Curral das Biduiças
Curral das Biduiças

5. As Cascatas e Piocas do Ribeiro das Biduiças (mergulho!)

A etapa após o curral do Prado das Biduiças até chegar ao Poço Dola é a mais perigosa do trilho, já que exige caminhar sobre rocha, que estando molhada pode ser escorregadia.

Tem muita atenção onde colocas os pés, e não arrisques a tua segurança só para conseguir uma melhor fotografia ou ver um lugar mais de perto! Não caminhes sobre rocha molhada, e não faças o trilho em dias de chuva ou imediatamente após chover.

A longo do ribeiro das Biduiças vais encontrar algumas cascatas brutais, mas nada que se compare à Cascata de Cela Cavalos, e claro, à espetacular cascata do Poço Dola que encontrarás mais à frente. Vais encontrar junto dessas cascatas bonitas e apetecíveis lagoas ou piocas, mas eu recomendo que esperes pela mais bonita e de fácil acesso, que se encontra imediatamente antes do Poço Dola.

Cascatas do Ribeiro das Biduiças
Cascatas do Ribeiro das Biduiças
Cascatas do Ribeiro das Biduiças
Cascatas do Ribeiro das Biduiças
A melhor Lagoa do Ribeiro das Biduiças (antes do Poço Dola)
A melhor Lagoa do Ribeiro das Biduiças (antes do Poço Dola)
A melhor Lagoa do Ribeiro das Biduiças (antes do Poço Dola)
A melhor Lagoa do Ribeiro das Biduiças (antes do Poço Dola)
A melhor Lagoa do Ribeiro das Biduiças (antes do Poço Dola)
A melhor Lagoa do Ribeiro das Biduiças (antes do Poço Dola)

6. A Cascata do Poço Dola

O Poço Dola não é fácil de aceder para mergulho. Mas é o sítio mais espetacular do trilho, já que a sua cascata é de outro nível. O melhor sítio para mergulhar é na pioca anterior, antes das enormes quedas de água, volto a repetir.

Junto do Poço Dola não percas o miradouro do topo da cascata para a lagoa, e depois contorna o poço até ficares de frente para a cascata, onde encontrarás outro miradouro soberbo.

Cascatas do Poço Dola
Uma das primeiras Cascatas do Poço Dola
Poço Dola
Poço Dola
Poço Dola
Poço Dola
Poço Dola
Poço Dola
Poço Dola
Poço Dola

7. O miradouro para o Poço Dola, Vale do Ribeiro das Biduiças e Albufeira da Paradela

Sei que vais querer ficar uma eternidade junto do Poço Dola (eu fiquei!), mas reserva algum tempo para a descida que ainda é longa. Antes disso, no entanto, tens de fazer a última subida do dia, até novamente ao ponto mais alto do trilho, onde já estiveste antes, quando chegaste ao topo do Vale da Abelheira.

Dali farás um pequeno trajeto com a Albufeira da Paradela ao fundo. Não esqueças de encontrar o melhor spot para observar o Poço Dola e a sua cascata do alto da montanha. É possível ver daqueles rochedos a lagoa e a cascata na perfeição, tal como o vale do ribeiro das biduiças que se estende até à albufeira já referida.

Miradouro para a Albufeira da Paradela
Miradouro para a Albufeira da Paradela
Miradouro para o Poço Dola
Miradouro para o Poço Dola

8. Descida ao ponto de partida do trilho (Capela de Santa Luzia)

Por fim, resta descer ao ponto de partida e terminar o trilho. O início da descida é espetacular e agradável com bonitas paisagens de montanha. Faz a descida com calma para evitar acidentes. Eu já sentia as “pernas bambas” quando cheguei a esta etapa, pelo que fiz diversas paragens para recuperar o fôlego e a energia.

Perto do fim chegarás a nova etapa de estrada de terra batida, menos interessante, e também estrada asfaltada. Mas certamente estarás satisfeit@ com aquilo que experienciaste durante o dia.

Imagem da descida final do trilho ao Poço Dola e Cascata Cela Cavalos
Imagem da descida final do trilho ao Poço Dola e Cascata Cela Cavalos
Imagem da descida final do trilho ao Poço Dola e Cascata Cela Cavalos
Imagem da descida final do trilho ao Poço Dola e Cascata Cela Cavalos
Imagem da descida final do trilho ao Poço Dola e Cascata Cela Cavalos
Imagem da descida final do trilho ao Poço Dola e Cascata Cela Cavalos
Imagem da descida final do trilho ao Poço Dola e Cascata Cela Cavalos
Imagem da descida final do trilho ao Poço Dola e Cascata Cela Cavalos
Imagem da descida final do trilho ao Poço Dola e Cascata Cela Cavalos
Imagem da descida final do trilho ao Poço Dola e Cascata Cela Cavalos
Fim do trilho: de novo na Capela de Santa Luzia
Fim do trilho: de novo na Capela de Santa Luzia

Mapas GPS para fazer o trilho da Cascata Cela Cavalos e Poço Dola (Wikiloc)

Sabes que eu recomendo sempre o wikiloc para acompanhar os trilhos que faço no Gerês ou outro sítio qualquer. Utilizo-o também para trilhos marcados, para garantir que não me engano ao longo do trilho, ou para regressar ao caminho quando me enganar. “Shit happens”! Neste trilho, por exemplo, eu estava sempre a olhar para o mapa offline, pois o trilho não era marcado e eu ainda não tinha muita experiência em trilhos não marcados.

O trilho que fiz foi o sugerido pelos Caminhantes no wikiloc, mas em sentido contrário àquele que eles recomendam. Por esse motivo fui também ao prado da biduiças antes de ir ao Poço Dola, e é exatamente assim que acho que o trilho deve ser feito.

No km 4,2 do trilho que eles recomendam, tens um miradouro brutal, porém eu encontrei melhor ponto de observação do Poço Dola em rochedos adjacentes. O que aqui deixo como destaque é que é possível ver ali de cima o Poço Dola na totalidade, e a sua cascata. Tal como a foto que deixo em baixo.

Miradouro para o Poço Dola
Miradouro para o Poço Dola

Cuidados para fazer o trilho da Cascata Cela Cavalos e Poço Dola em segurança

Já fui deixando diversas dicas ao longo do texto. Em baixo deixo-te um resumo:

  • Eu fiz o trilho sozinho, mas recomendo que o faças com companhia.
  • Prepara e leva contigo um kit de primeiros socorros.
  • Avisa alguém que vais fazer o trilho e qual o trajeto que vais percorrer.
  • Utiliza mapas offline (eu recomendo o wikiloc).
  • Leva muita água, mas principalmente comida (enlatados são excelentes para trilhos de montanha). Água não é o fundamental neste trilho porque existem muitos ribeiros ao longo dele onde te podes abastecer. Afinal, estás em alta montanha, que mal te fará esta água? Se mesmo assim tiveres receio, leva daquelas garrafas com filtro para não ires tão carregad@.
  • Vai com muito tempo disponível. Começa bem cedo!
  • Não faças o trilho em dias de chuva ou depois de ter chovido.
  • Faz o trilho apenas se tiveres experiência em trilhos de montanha e alguma preparação física. O Gerês tem muitos outros trilhos mais fáceis pra começares a explorar.
  • Traz contigo sempre uma lanterna, de preferência, a dínamo.
  • Escolhe calçado ideal para caminhadas, e claro, meias de lã ou sintéticas. Algodão é proibido.
  • Não caminhes com a casa às costas, se é que me faço entender. Caminha leve!

Por favor, não deixes lixo na montanha! Deixa apenas pegadas! Não incomodes os animais!

Pormenores do Trilho ao Poço Dola e Cascata Cela Cavalos
Pormenores do Trilho ao Poço Dola e Cascata Cela Cavalos

Seguro de Viagem IATI para Fazer o Trilho da Cascata Cela Cavalos e Poço Dola

E faz seguro de viagem. A IATI tem seguros para pequenas escapadinhas em Portugal, ideais para quem faz este tipo de caminhadas. Sabe mais neste meu artigo sobre os seguros de viagem da IATI, e faz a tua reserva com o meu link para 5% de desconto.

Mais informação sobre o Gerês

ARTIGOS DOS MUNICÍPIOS DO GERÊS E PRINCIPAIS ALDEIAS:
1 - Visitar Melgaço e Castro Laboreiro
2 - Visitar Arcos de Valdevez
3 - Visitar Ponte da Barca
4 - Visitar Terras de Bouro
5 - Visitar Montalegre
6 - Visitar Soajo e Lindoso
7 - Visitar Fafião
8 - Visitar Pitões das Júnias
9 - Visitar o Sistelo
10 - Roteiro Baixa Limia e Serra do Xurés
ARTIGOS COM TRILHOS DE LAGOAS, POÇOS E CASCATAS DO GERÊS:
1 - Melhores Trilhos do Gerês
2 - Melhores Lagoas e Cascatas do Gerês
4 - Trilho às Pozas do Mallón ou Poças do Malho
5 - Trilho da Preguiça do Gerês: Cascata da Laja e de Leonte
6 - Trilho da Cascata do Arado ao Poço Azul
7 - Trilho das Cascatas e Lagoas da Mata de Albergaria
8 - Trilho da Cascata da Rajada
9 - Ecovia do Vez e Passadiços do Sistelo
10 - Trilho das Brandas e dos Socalcos do Sistelo
11 - Trilho das 7 Lagoas do Gerês | Xertelo
12 - Trilho da Cascata de Pincães
13 - Trilho dos Prados da Messe
14 - Trilho dos Miradouros do Gerês

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *